A ideia de “casa de vó”, como um lugar de acolhimento e convivência, ajuda a entender o espírito da Oito D, a nova escola de música que chegou a Flores da Cunha e se apresentou à cidade com uma série de shows na sacada do prédio na esquina da Avenida 25 de Julho com a Rua Ernesto Alves.
Inaugurada em um apartamento com 96 anos de história, a escola de música tem o intuito de fazer da memória e da familiaridade parte da experiência. O ambiente preserva objetos e uma estética que remetem a espaços domésticos, para que alunos e professores se sintam confortáveis desde o primeiro contato.
— Gostamos dessa ideia por trazer um sentimento muito claro de acolhimento. Quando se fala em casa de vó, todo mundo já pensa em algo bom, em se sentir bem recebido. É isso que a gente quer que as pessoas sintam aqui — explica o músico e diretor da escola, Vinicius Liskoski dos Santos.
A proposta também se reflete no próprio nome da escola. Oito D faz referência à música binaural, uma técnica de gravação que simula a forma como o ouvido humano percebe o som, criando uma sensação de imersão.
— O som em 8D faz com que a pessoa se sinta dentro da música, como se estivesse no palco junto com os músicos. A nossa ideia é justamente essa: ir além de tocar e fazer com que a música seja sentida — detalha Liskoski.
“Realmente especial”
Antes do início oficial das aulas, a Oito D buscou se apresentar aos florenses com shows diários na sacada do prédio. A iniciativa chamou a atenção de quem circulava.
— Está sendo muito legal. As pessoas abrem as janelas, aplaudem, buzinam. Tem gente nos prédios observando todos os dias. Uma criança comentou: “Nossa, parece que a gente está em São Paulo”. Achei isso muito significativo, porque são coisas que normalmente vemos em grandes cidades. Trazer para Flores está sendo realmente especial e muito comunitário — relata o diretor.
A escola já atua em Caxias do Sul e, nos últimos anos, recebeu diversos alunos de Flores da Cunha que se deslocavam para estudar música. A procura recorrente, aliada à percepção de que o município conta com poucas opções estruturadas de formação musical, motivou a expansão.
Encerrando a série de apresentações, a Oito D iniciará sua rotina de aulas em Flores da Cunha já com cerca de 20 alunos matriculados e expectativa de crescimento ao longo do ano. Para quem ainda quiser ter um gostinho da proposta, o dos últimos shows na sacada ocorrem nesta sexta-feira (6), às 12h15min e 17h30min.




