Além de uma intensa programação artística e cultural, a 15a Festa Colonial de Uva (Fecouva) e 5a Festa do Moranguinho, do distrito de Otávio Rocha, também contará com atividades voltadas aos agricultores, com destaque para o cultivo da uva e do morango, estrelas da festa.
O evento técnico de aprimoramento destas culturas está marcado para às 16h do dia 25 (quarta-feira), no salão paroquial da comunidade e vai contar com a participação de diversos especialistas, que vão apresentar suas diferentes visões a partir de temas sensíveis aos produtores, pesquisadores, consumidores e mercado.
– Encontros como estes são fundamentais para transmitir novos conhecimentos e aproximar a pesquisa e as novas tecnologias do homem do campo – defende a presidente da 15a Fecouva, Caroline Dani.
Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares (STR) de Flores da Cunha e Nova Pádua, Ricardo Pagno, apesar de os agricultores estarem no período de safra da uva o horário do evento, mais ao final do dia, contribuirá para que mais pessoas consigam acompanhar a atividade.
– A festa é para comemorar a colheita da uva, do morango; valorizar todo o nosso interior e o agricultor. Então é um momento de comemoração, mas também é um momento de aprendizado. Esse evento técnico trará palestras com assuntos bem atuais, bem pertinentes, por isso a gente vê com bons olhos o que a festa está se propondo a fazer para nós, agricultores.
As inscrições podem ser feitas por meio deste link.
O evento tem apoio da Bioagro e do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares (STR) de Flores da Cunha e Nova Pádua. O valor simbólico para participar é R$ 50, com direito a jantar de encerramento.
Aprimoramento na agricultura: Uva e Morango
- 16h – Panorama atual do setor vitivinícola, tendências de mercado e perspectivas para a safra, com Caroline Dani, sommelière, presidente da Associação Brasileira de Sommeliers – Seção RS (ABS-RS).
- 16h30min – Uvas Brasileiras BRS: foco em desempenho, qualidade e potencial produtivo, com participação de Adeliano Cargnin, chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho.
- 17h – Tecnologias e soluções em insumos agrícolas aplicados à agricultura, com a participação de representante do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares (STR) de Flores da Cunha e Nova Pádua.
- 17h30min – Uvas Piwi: Variedades Viníferas Resistentes, resultados nos vinhedos e na taça, com participação de Vinícius Caliari, pesquisador em enologia na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).
- 18h – Inovações em equipamentos para manejo e produção, com a participação de especialista da Agrimar.
- 18h30min – Cultivo protegido e Manejo na Supercalha Polipropileno PLT-30, com Ademir Franco, da Sabiá.

