A educação vem consolidando, cada vez mais, a integração entre aprendizagem acadêmica e desenvolvimento humano. Em Flores da Cunha, essa perspectiva já faz parte das práticas da rede municipal de ensino.
Por isso, a Prefeitura de Flores da Cunha, por meio da Secretaria de Educação e Desporto, realizou a distribuição de materiais didáticos voltados à educação socioemocional para escolas de turno integral. Ao todo, foram entregues mais de 650 kits destinados aos estudantes e cerca de 50 kits voltados aos professores. A iniciativa integra uma estratégia pedagógica mais ampla, focada no fortalecimento de competências essenciais para a vida em sociedade.
Cada kit é composto por livro didático, material de apoio para as famílias, diário de bordo e outros recursos pedagógicos, estruturados para acompanhar o desenvolvimento dos alunos ao longo das atividades propostas.
Os materiais são fundamentados na Metodologia OPEE (Projeto de Vida e Atitude Empreendedora), desenvolvida por Leo Fraiman, e oferecem suporte estruturado tanto para professores quanto para estudantes. As atividades propostas incentivam o autoconhecimento, a construção de projetos de vida e o desenvolvimento de habilidades como empatia, responsabilidade e tomada de decisões, incorporadas ao cotidiano escolar.
“Vai além do conteúdo acadêmico”
A ação também dá continuidade, na prática, às discussões que foram promovidas durante o XIII Fórum Educacional Regional, realizado em 2025 na Terra do Galo, que reuniu educadores, famílias e a comunidade para refletir sobre os rumos da educação.
De acordo com a secretária de Educação e Desporto, Neide Sonda de Godoy, a iniciativa contribui para a organização das rotinas escolares e para a qualificação das relações no ambiente educacional.
— Estamos investindo em uma formação que vai além do conteúdo acadêmico. O desenvolvimento de habilidades socioemocionais fortalece a convivência, amplia o olhar dos educadores, aproxima as famílias da escola e impacta positivamente a aprendizagem e a formação dos nossos estudantes para a vida em sociedade — afirma.
A entrega dos materiais integra um conjunto de ações voltadas à qualificação da educação municipal, com potencial de ampliação para outras etapas e públicos, conforme o desenvolvimento das iniciativas.

