A cena é antológica e mostra o duelo tenso entre o “homem sem nome” e os remanescentes de uma das famílias. O desfecho acentua o caráter mítico do personagem de Clint Eastwood, sugerindo que ele manipula os adversários e é um verdadeiro mercenário. A cena final do clássico western Por um Punhado de Dólares, parte da Trilogia dos Dólares, de Sérgio Leone, e a preferida do operador Juliano Polidoro, 22 anos. Fã do ator Clint Eastwood e de DVDs de filmes de faroeste, o jovem coleciona longas-metragens do gênero há cerca de dez anos. “Sempre gostei de assistir a filmes de faroeste e meu pai, Juarez Polidoro, também gosta e acabei adquirindo isso”, conta.
No início, Juliano começou assistir a filmes de Eastwood indicados por um amigo, depois tomou gosto pelo gênero durão e com cara de mau do ator e começou a adquirir filmes dele. Na sua coleção, só de filmes do ator são 40 DVDs. Mas, ao todo são 80 filmes de western. O mais antigo é Lady Godiva, de 1955. Entre os filmes estão A Marca da Forca, Escalado para Morrer, Por um Punhado de Dólares, Dívida de Sangue, Destemido Senhor da Guerra, Perseguidor Implacável, O Desafio das Águias, entre outros. Todos os DVDs são originais e foram comprados pela internet ou em lojas especializadas. “Eu adquiria, em média, uns dois filmes por mês. Alguns mais antigos foram transformados de VHS para DVD”, explica.
O gosto pelo gênero é tanto que Juliano montou ele próprio, com madeira e ferro, algumas armas idênticas aos filmes que tanto assistia. “Gostava das armas que via e acabei confeccionando”, diz. Aliás, os filmes foram assistidos tantas vezes que nem ele mesmo recorda quantas. Por exemplo, o preferido, Por um Punhado de Dólares, foram “muitas vezes”. Tantas que, às vezes, a mãe precisava ir desligar a televisão. “É um gênero que gosto bastante e que possui códigos e convenções próprias”, destaca.
O que é cinema Western
O chamado cinema western, também conhecido como filmes de cowboys, filmes de faroeste ou filmes de bang-bang, compõe um gênero clássico do cinema norte-americano, embora outros países também tenham produzido esse tipo de filme, como a Itália, com seus western spaghetti. O termo inglês western significa ocidental e refere-se a fronteira do oeste norte-americano durante a colonização. Esta região era também chamada de far west, por isso o termo faroeste no Brasil. Os westerns podem ser quaisquer formas de arte que representem, de forma romanceada, acontecimentos em regiões remotas e selvagens. Geralmente, são conflitos entre mocinhos e bandidos.
O primeiro filme rodado em Hollywood, em 1910, era um western: In Old California, de D.W. Griffith. O gênero sofreu inúmeras mudanças no decorrer do anos, sendo que entre as décadas de 1940 a 1970 viveu um grande auge. Nesse período foram produzidos mais de uma centena de westerns por ano. A idade dourada do western norte-americano tem como expoente máximo, e de forma quase unânime, o trabalho do diretor John Ford, que foi o grande impulsinador da carreira de John Wayne e Howard Hawks, dois dos maiores atores do gênero. São dessa época clássicos como No Tempo das Diligências, Meu Ódio Será Tua Herança, Butch Cassidy, O Homem que Matou o Fascínora, Era uma vez no Oeste.Outro filme que revolucionou o gênero foi a Trilogia dos Dólares (Por um Punhado de Dólares, Por Uns Dólares a Mais e Três Homens em Conflito) de Sérgio Leone. Nesses filmes não há um “mocinho” no sentido clássico (leal, politicamente correto e de inquestionável moral). Em vez disso, existe um herói às avessas ou um anti-herói, o ‘Homem Sem Nome’, interpretado por Clint Eastwood.
A partir da década de 1980, o gênero perdeu espaço e atualmente está em desuso.
Identifique um faroeste
– As cenas sempre se passam no Oeste americano, desde o período que precede a Guerra Civil Americana até o início do século XX;
– Possuem sempre um personagem solitário que vagueia de cidade para cidade, com um revólver e um cavalo;
– As cidades são compostas por apenas uma avenida principal, onde se destacam o salão, o prostíbulo e a cadeia;
– Sempre há violência, perseguição e confrontos físicos;
– A paisagem é marcada por grandes espaços abertos e desérticos;
– São comuns conflitos entre os colonizadores brancos e os povos indígenas.
– Duas pessoas frente a frente numa rua deserta conduzem sempre a um desfecho imprevisto.

