O Casarão dos Veronese, no distrito de Otávio Rocha, transformou-se em passarela de beleza e tradição para receber o evento oficial de apresentação dos trajes e do cartaz da 15ª Festa Colonial da Uva (Fecouva) e da 5ª Festa do Moranguinho.
A festividade, restrita a convidados, ocorreu na noite da última quarta-feira (3) e apresentou os trajes de gala e de passeio que a corte vestirá para divulgar o evento. As peças foram desenhadas e confeccionadas por Giovana Andreazza, princesa da última edição do evento, e sua mãe, Salete Andreazza.
Já o cartaz e a identidade visual da festa foram desenvolvidos pela equipe da agência Positiva, de Flores da Cunha.
A 15ª Festa Colonial da Uva e 5ª Festa do Moranguinho se estenderá por dois finais de semana – dias 20, 21 e 22 de fevereiro e 27 e 28 de fevereiro e 1º de março de 2026.
Trajes de gala e de passeio
Desenvolvidas em zibeline, as vestes de gala enaltecem a imponência da mulher, enquanto os detalhes em crepe plissado e renda acrescentam elegância, fluidez e sofisticação. A presença de trabalhos manuais como o macramê e bordados remetem à herança deixada pelos antepassados e o esforço árduo dos agricultores que sustentam a comunidade.
O medalhão aplicado ao cinto da rainha celebra o jubileu da festa que chega aos 60 anos e conecta passado, presente e futuro.
Já os trajes de passeio, mais curtos, contam com detalhes em xadrez proporcionando um resgate à memória e à cultura dos imigrantes italianos.
Com alusão ao tema “Vitrais na nossa história”, o visual dos trajes e os elementos artísticos do cartaz dialogam com ícones que fazem parte da essência da festa: a uva, o moranguinho, a agricultura familiar e o patrimônio cultural de Otávio Rocha.



