O prefeito de Flores da Cunha, Ernani Heberle (PDT), anunciou na manhã desta quarta-feira, dia 18 de janeiro, a instalação de pelo menos cinco câmeras de monitoramento na área central do município. O assunto é debatido desde 2002, mas nunca saiu do papel. O investimento inicial ainda não foi divulgado, porém, sabe-se que o custo de manutenção mensal de cada câmera será de R$ 2 mil (R$ 10 mil mensais). A proposta é implantar o sistema no primeiro semestre de 2012.
Os locais onde os equipamentos serão instalados foram previamente definidos pelo poder público e levam em consideração questões técnicas, como fluxo de pessoas e de veículos. Até a próxima semana, em conjunto com a Brigada Militar (BM) e a Polícia Civil, o prefeito quer finalizar o tema e abrir o processo licitatório. “Que fique bem claro que vamos assumir mais uma responsabilidade que é do Estado”, disse Heberle.
O prefeito teve duas reuniões na manhã de hoje: uma com representantes da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e da BM e, outra, com a delegada Aline Martinelli e o tenente da BM Luiz Carlos da Luz Rodrigues. A presidente do CDL, Sandra Camargo de Lima, levou à administração a preocupação dos comerciantes, principalmente após a onda de assaltos e arrombamentos registrada na semana passada no município.
Veja abaixo um vídeo com a vista panorâmica do Campanário. A reportagem do O Florense subiu a torre para fotografar a área central, que pode receber câmeras.
Leia mais sobre o assunto na edição impressa do jornal O Florense do dia 20 de janeiro.

