Um dia após ser agredida por um assaltante em Flores da Cunha, a comerciante de 39 anos, que também atua como motorista de aplicativo, não recomenda a ninguém reagir a um roubo. Mesmo que tenha tido sucesso em levar o bandido até um posto de combustíveis, onde ele foi preso, e evitar o roubo de seu carro, a motorista profissional ficou com marcas das agressões e reconhece que poderia ter ocorrido o pior.
O crime ocorreu por volta das 22h de segunda-feira (9). A chamada para o serviço teria partido de celular da esposa da vítima, por volta das 21h30min, com embarque no bairro União e destino para o Parque dos Pinheiros. Durante o percurso, o cliente solicitou que fosse até agência da Caixa Econômica Federal e ao se aproximar da instituição, disse que não seria mais necessário.
Depois disso, supostamente, o homem teria efetuado uma ligação para a esposa e na sequência solicitou alteração de destino, desta vez para o posto 24 horas, onde pretendia comprar alimentos. No entanto, ao se aproximar do último local indicado, o passageiro ordenou para que a motorista descesse do carro, anunciando o assalto.

(Foto: Antonio Colloda)
— Não vou entregar o meu carro para bandido nenhum.
Esta foi a resposta instintiva da motorista, enquanto tentava se desvencilhar do criminoso. Instantes depois, a motorista conseguiu acessar o pátio do posto, onde pediu por socorro. Mesmo assim, o homem continuou a agredir e insistir que saísse do veículo. Em instantes, populares chegaram e imobilizaram o suspeito até a chegada da GCM.
— Não recomendo a ninguém reagir, mas foi uma reação espontânea do que poderia fazer no momento. Sempre faço minhas orações. Entrego tudo nas mãos de Deus, e foi isso que me deu confiança — ressalta a vítima, que ficou com escoriações causadas pelas agressões dos bandidos.
“Não vou desistir”
Há quase dois anos na atividade com veículo de aplicativo, foi o primeiro assalto a motorista de transporte alternativo, que possui uma frota de aproximadamente 45 veículos em Flores da Cunha.
— Não vou desistir por causa disso, mas vou alterar minha rotina. Antes, trabalhava até 23h. A partir de agora só irei atender chamadas durante o dia — afirma a profissional.
Conforme dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), Flores da Cunha registrou dois roubos de veículos no ano passado. Além destes dois casos, houveram outros nove roubos de outros tipos.
Outro assalto no mesmo dia
Mais tarde, a comerciante soube que minutos antes, também no bairro União, o falso passageiro havia atacado um homem e, com uso de uma faca, tentou roubar o carro dele. O crime só não foi consumado porque o automóvel possuía um dispositivo de segurança instalado. Conforme a motorista, populares teriam tentado conter o rapaz após aquele crime, mas ele conseguiu fugir do local.
Preso estava foragido

(Foto: GCM, divulgação)
O suspeito, um homem de 25 anos, foi preso em flagrante por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), após ter sido rendido por populares no pátio do posto de combustíveis 24 horas, no km 94 da ERS-122, no bairro Pérola. Ele é natural de Vacaria e reside em Flores da Cunha. Ele já possuía antecedentes por roubo e estava com mandado de prisão em aberto, tendo sido indiciado por dois assaltos seguidos em 2024 contra taxistas em Caxias do Sul.
Além destes dois casos, o criminoso é conhecido por um assalto a estabelecimento comercial, também em Caxias, quando foi filmado pelas câmeras de segurança. As imagens do seu rosto durante o crime viralisaram pelas redes sociais.
Após a prisão pela Guarda Municipal, o foragido foi encaminhado ao Hospital Fátima para exame de corpo de delito e, posteriormente, à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) em Caxias do Sul.
A vítima também passou por exames, foi medicada e, na sequência, acompanhou o registro da ocorrência. Após a homologação da prisão em flagrante, o suspeito foi encaminhado a Penitenciária Estadual de Caxias do Sul na localidade de Apanhador, onde ficará à disposição da Justiça.

