Os animais atendidos pela União Pela Vida Animal (Upeva) ainda aguardam pela transferência para a nova chácara localizada num terreno municipal na capela Medianeira, no Travessão Alfredo Chaves. No mesmo espaço será construído o novo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que até o ano passado ficava no loteamento Pérola e foi demolido. Os animais que lá estavam foram transferidos para a atual chácara da localidade de São Caetano.
Até hoje o problema não foi solucionado: os animais continuam na chácara, que está lotada e é situada em local inapropriado, o qual a ONG já recebeu ordem de despejo. O novo espaço, com cerca de 6 mil metros quadrados, contempla área para casa de um caseiro (a qual já está erguida) e espaço para baias dos animais, além de espaço verde. Devido à demora na finalização das obras, o espaço na Medianeira está abandonado.
Na semana passada os vereadores da Comissão de Educação, Saúde, Agricultura, Serviços Públicos e Direitos Humanos da Câmara de Vereadores florense visitaram o local e avaliaram as precárias condições do futuro CCZ. O presidente do Legislativo, Jorge de Godoy (PP), acompanhou Renata Zorgi Lusa (PMDB), Valdomiro Viasiminski (PRB) e a presidente da Upeva, Justina Salvador.
Justina afirma que a entidade tem cadastrados em torno de 500 animais, sendo 240 mantidos na chácara de São Caetano – o restante está na casa de voluntários. “Todos que visitam o local acham um absurdo, mas ninguém faz nada”, desabafa Justina. A presidente destaca que neste ano a entidade recebe R$ 3 mil mensais da prefeitura. “Assim podemos ir mantendo os animais, mas necessitamos é do novo espaço”, reforça a voluntária.
O prefeito Lídio Scortegagna (PMDB) é enfático ao afirmar que a situação é grave e que deve ser resolvida até o final deste ano. “Nosso objetivo é acabar com esse problema que vem se arrastando há anos. Chega de medidas paliativas, vamos resolver isso em definitivo”, discursa o prefeito. Atualmente, está aberta uma licitação prevista em R$ 200 mil para a finalização das obras e transferência da sede da Upeva e do Centro de Controle de Zoonoses. O médico veterinário responsável pelo antigo Centro atua junto à fiscalização sanitária, porém, segundo o prefeito, assim que a sede estiver reinstalada ele será remanejado novamente. Quem quiser ajudar a Upeva ou fazer a adoção de um animal pode entrar em contato com Justina pelo telefone 9917.3348.

