Home Destaque Maioria dos lojistas de Flores da Cunha demonstram pessimismo às vésperas do Natal

Maioria dos lojistas de Flores da Cunha demonstram pessimismo às vésperas do Natal

Pesquisa da CDL indica que quase 60% dos lojistas esperam vender menos neste ano
(Foto: Sohfia Marcon Fiorese)

Faltando poucos dias para o Natal, o comércio de Flores da Cunha passa por um fim de ano marcado por contrastes. Enquanto parte dos estabelecimentos registra aumento na procura por produtos e serviços, outros enfrentam um dezembro mais fraco, com queda no ritmo de vendas em relação à mesma época de outros anos. Em comum, prevalece a cautela dos lojistas, que avaliam com prudência um cenário econômico ainda desafiador.

Dados levantados pela CDL Flores da Cunha ajudam a dimensionar esse momento. A pesquisa mostra que 59,26% dos lojistas esperam vender menos neste Natal em comparação ao mesmo período do ano passado. Já 40,74% projeta manter ou ampliar o faturamento. Entre os que preveem queda, 25% estimam retração de até 30%, enquanto outros apontam reduções entre 10% e 20%. O tíquete médio esperado pela maioria gira em torno de R$ 100.

No Bazar Objetus, comércio de brinquedos e material escolar, a sensação é de um Natal atípico. A proprietária Cláudia Rossi afirma que o desempenho de dezembro está aquém do registrado em anos anteriores.

— A gente tem uma retrospectiva de muitos anos, e este ano está bem ruim, bem diferenciado, com uma queda significativa de vendas. Sempre há um pequeno aumento nos últimos dias, mas não acredito numa reversão do quadro — projeta a lojista.

Para Cláudia, a retração não tem apenas uma causa. Ela percebe uma combinação entre o avanço das compras online, o aumento do custo de vida e a mudança nas prioridades das famílias.

— Provavelmente a maior parte da perda vem da compra pela internet. Tudo encareceu muito, e as pessoas priorizam o que é necessário. Nosso produto não é de primeira necessidade — lamenta.

Mais encomendas

Há relatos positivos também. Na Franshop Especiarias, o cenário é mais favorável. A loja especializada em presentes e cestas registra crescimento em relação a 2024. A sócia Cristiane Francescatto afirma que o aumento da demanda veio, principalmente, de encomendas corporativas.

— A movimentação está intensa, bem maior do que 2024. Tivemos muitas empresas procurando cestas, e isso impacta muito. Esse período tem um efeito muito positivo nas vendas, é quando a loja realmente gira — comemora a comerciante.

Natal em dobro

Para estimular o consumo e fortalecer o comércio local, a CDL intensifica ações. O presidente Jásser Panizzon destaca que o trabalho com os lojistas ganha força principalmente no fim de ano.

— Os lojistas estão mais prudentes. A mobilização que fazemos junto a eles tem, como um dos destaques, a campanha “Natal em Dobro”, que estimula a comunidade a fazer suas compras no comércio local. A campanha contribui para a circulação de moeda e fortalecimento dos comerciantes — aponta.

A iniciativa prevê a distribuição de raspadinhas a cada compra com valor mínimo pré-definido, oferecendo prêmios instantâneos de R$ 50 ou R$ 100, resgatáveis na própria loja, além da participação no sorteio de 20 vales-compras de R$ 1 mil para consumidores que realizarem compras a partir de R$ 300.

Leia Mais

Compartilhe:

Mais Notícias

Outras notícias:

plugins premium WordPress
Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?

Entrar na sua conta