Faltando poucos dias para o Natal, o comércio de Flores da Cunha passa por um fim de ano marcado por contrastes. Enquanto parte dos estabelecimentos registra aumento na procura por produtos e serviços, outros enfrentam um dezembro mais fraco, com queda no ritmo de vendas em relação à mesma época de outros anos. Em comum, prevalece a cautela dos lojistas, que avaliam com prudência um cenário econômico ainda desafiador.
Dados levantados pela CDL Flores da Cunha ajudam a dimensionar esse momento. A pesquisa mostra que 59,26% dos lojistas esperam vender menos neste Natal em comparação ao mesmo período do ano passado. Já 40,74% projeta manter ou ampliar o faturamento. Entre os que preveem queda, 25% estimam retração de até 30%, enquanto outros apontam reduções entre 10% e 20%. O tíquete médio esperado pela maioria gira em torno de R$ 100.
No Bazar Objetus, comércio de brinquedos e material escolar, a sensação é de um Natal atípico. A proprietária Cláudia Rossi afirma que o desempenho de dezembro está aquém do registrado em anos anteriores.
— A gente tem uma retrospectiva de muitos anos, e este ano está bem ruim, bem diferenciado, com uma queda significativa de vendas. Sempre há um pequeno aumento nos últimos dias, mas não acredito numa reversão do quadro — projeta a lojista.
Para Cláudia, a retração não tem apenas uma causa. Ela percebe uma combinação entre o avanço das compras online, o aumento do custo de vida e a mudança nas prioridades das famílias.
— Provavelmente a maior parte da perda vem da compra pela internet. Tudo encareceu muito, e as pessoas priorizam o que é necessário. Nosso produto não é de primeira necessidade — lamenta.
Mais encomendas
Há relatos positivos também. Na Franshop Especiarias, o cenário é mais favorável. A loja especializada em presentes e cestas registra crescimento em relação a 2024. A sócia Cristiane Francescatto afirma que o aumento da demanda veio, principalmente, de encomendas corporativas.
— A movimentação está intensa, bem maior do que 2024. Tivemos muitas empresas procurando cestas, e isso impacta muito. Esse período tem um efeito muito positivo nas vendas, é quando a loja realmente gira — comemora a comerciante.
Natal em dobro
Para estimular o consumo e fortalecer o comércio local, a CDL intensifica ações. O presidente Jásser Panizzon destaca que o trabalho com os lojistas ganha força principalmente no fim de ano.
— Os lojistas estão mais prudentes. A mobilização que fazemos junto a eles tem, como um dos destaques, a campanha “Natal em Dobro”, que estimula a comunidade a fazer suas compras no comércio local. A campanha contribui para a circulação de moeda e fortalecimento dos comerciantes — aponta.
A iniciativa prevê a distribuição de raspadinhas a cada compra com valor mínimo pré-definido, oferecendo prêmios instantâneos de R$ 50 ou R$ 100, resgatáveis na própria loja, além da participação no sorteio de 20 vales-compras de R$ 1 mil para consumidores que realizarem compras a partir de R$ 300.

