Flores da Cunha está recebendo a ajuda dos militares do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea, sob o comando do tenente-coronel George Koppe Eiriz, para reerguer os parreirais que foram afetados pelo tornado que atingiu o município na última semana.
A ajuda dos militares iniciou na manhã desta terça-feira (16) e deve seguir até quinta-feira (18).
– A gente percebeu que uma das demandas que a gente tinha para reerguer esses 73 hectares de parreirais era a força humana. Então, coincidiu de eu ter participado de um evento da troca do comando do exército de Caxias do Sul. Eu pensei: “Vou perguntar para eles se talvez tem alguma forma de nos ajudarem”– explica o prefeito municipal, César Ulian, sobre como surgiu a ideia de solicitar o auxílio do exército.
O primeiro contato com os militares foi feito no sábado pela manhã (13) e já na parte da tarde foi formalizado via ofício.
– Eles (militares) só não vieram ontem porque precisavam organizar a logística deles com o grupo, mas hoje estão aí, estão em 54 homens auxiliando. Quando a gente foi até lá com eles a gente pode já contemplar como é significativa a ajuda deles no comando ali do timoneiro – destaca Ulian.
O prefeito acredita que metade dos parreirais já foram reerguidos e adianta que a ideia, se o tempo colaborar, é que até o próximo sábado (20) todos os parreirais estejam de pé.
Desde o início dos eventos climáticos adversos, a administração municipal tem mobilizado diferentes frentes de apoio, envolvendo a Defesa Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Cruz Vermelha e órgãos estaduais, além da busca por recursos como horas-máquina, para garantir atendimento emergencial e a retomada das atividades no menor tempo possível.

