Home Destaque Flores da Cunha avança em busca de tecnologia para reduzir prejuízos com granizo

Flores da Cunha avança em busca de tecnologia para reduzir prejuízos com granizo

Missão técnica em Santa Catarina permitiu que autoridades conhecessem, na prática, o funcionamento do sistema antigranizo utilizado há décadas na proteção de lavouras
(Foto: Divulgação)

A busca por soluções que reduzam os prejuízos causados por eventos climáticos extremos tem levado municípios da Serra gaúcha a olhar com mais atenção para tecnologias já consolidadas em outras regiões do país. Nesse contexto, representantes de Flores da Cunha estiveram em Santa Catarina para conhecer, de perto, um modelo de proteção agrícola que vem sendo utilizado há décadas.

Na última quarta (21) e quinta-feira (22), o vice-prefeito Marcio Rech e o presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Golin, participaram de uma missão técnica voltada à análise do sistema antigranizo. A agenda incluiu visitas técnicas e reuniões institucionais em cidades catarinenses que já contam com a tecnologia em operação, como Fraiburgo e Caçador.

Em Fraiburgo, a comitiva acompanhou o funcionamento do sistema na prática. Entre os locais visitados estiveram a empresa AGF Antigranizo, que opera a tecnologia há mais de 30 anos, e a Fischer, referência nacional no cultivo de maçã. A empresa possui aproximadamente 2,2 mil hectares da fruta protegidos pelo equipamento, o que chamou a atenção das autoridades pela efetividade do método adotado.

Segundo Marcio Rech, a experiência permitiu avaliar resultados concretos. Ele destaca que a Fischer, por exemplo, optou por não contratar seguro contra granizo para a produção de maçã, confiando na eficiência do sistema.

— Embora não seja uma solução 100%, os resultados demonstram uma redução significativa dos danos, trazendo mais previsibilidade ao produto — pontua o vice-prefeito.

Já no segundo dia da missão, o grupo esteve na Prefeitura de Caçador para discutir aspectos administrativos e compreender como se dá a contratação do serviço em um município que integra a área de cobertura do sistema.

Com a etapa de diagnóstico concluída, o próximo encaminhamento será identificar quais cidades da região têm interesse efetivo em aderir ao sistema antigranizo. A proposta envolve uma avaliação conjunta da viabilidade técnica e financeira, além do nível de comprometimento regional necessário para viabilizar a implantação da tecnologia em Flores da Cunha e em outros 23 municípios.

Leia Mais

Compartilhe:

Mais Notícias

Outras notícias:

plugins premium WordPress
Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?

Entrar na sua conta