Desenhos que além da beleza, são capazes de conscientizar e provocar reflexões sobre o futuro do planeta em que vivemos, imprimindo diferentes interpretações a quem observa. Quinze trabalhos com estas características foram escolhidos pela comunidade, por meio da votação popular, para ilustrar as páginas do Calendário Ambiental 2026. Seus autores foram premiados em cerimônia realizada na tarde desta sexta-feira (28) no Parque Natural São Francisco de Assis, em Flores da Cunha.
Nesta quarta edição o concurso recebeu 923 trabalhos, demonstrando o engajamento e a criatividade dos estudantes em torno do tema “Raízes para o Futuro – Nossa Conexão com o Meio Ambiente”.
A seleção seguiu critérios como criatividade, estética e aderência ao tema, resultando na definição dos 35 finalistas das escolas municipais, estaduais, particular e da Escola de Educação Especial Dr. Henrique Ordovás (Apae).
O evento contou com a presença de autoridades, estudantes finalistas, direções escolares, professores orientadores e familiares. Por conta da instabilidade climática, a premiação iniciou na área externa do parque, mas teve de ser finalizada na sede do CTG Galpão Serrano.
Durante a cerimônia, os finalistas receberam certificados e quadros emoldurados com seus desenhos. Os dois mais votados de cada categoria foram premiados com mochila personalizada, kit escolar e estojo, enquanto as professoras orientadoras receberam certificado e pasta personalizada.
“Ganhar um troféu é uma honra muito grande para mim”
O desenho que mais teve votos foi escolhido para ilustrar a capa do Calendário Ambiental 2026. A vencedora, Isabela Marostica Scapinelli estuda no 5º ano na Escola Professor Pedro Cecconello e revelou o sentimento ao saber que seu trabalho foi o mais votado:
– Eu estou muito feliz, demorou muito tempo para eu fazer este desenho, mais de uma semana. Fico muito feliz porque é a minha primeira vez competindo e ganhar um troféu é uma honra muito grande para mim.
Entre os traços de seu desenho, emocionada, a jovem de 11 anos revela características que levará para a vida: a persistência e o perfeccionismo.
– Eu não gostei do primeiro desenho que eu fiz, teve duas versões que eu fiz também e eu não gostei, então minha mãe e meu pai me deram a ideia: “por que tu não faz sobre os animais que estão em extinção? Como a onça pintada que está em extinção no Brasil?” Eu achei uma boa ideia e fui olhando imagens de onça, montando meu desenho e foi muito legal toda a experiência – comemora Isabela, orgulhosa de seu troféu.
Quem também celebrou foi a pequena Pietra Magnaguagno Schmeider, estudante do 4º ano da Escola Interativa. A jovem teve seu trabalho estampado no mês de outubro.
– Eu estou feliz e estava ansiosa para esse dia! Eu pensei em desenhar (de um lado) eu cuidando da natureza, enquanto isso, (do outro) outras pessoas que não cuidam da natureza.
O segundo trabalho mais votado na categoria 3º e 4º ano foi o de Rayane Vitória Melchiors Gonçalves, que está no 3º ano da Escola Estadual Professor Targa. O desenho da pequena recebeu mais de 33% dos votos e ilustra o mês de agosto.
– Foi legal, eu desenhei duas crianças ajuntando lixo porque eu acho que elas estão cuidando do meio ambiente. Eu gostei, achei (meu desenho) bem bonito!
O fato de o trabalho de Luís Miguel Batista, aluno do 3º ano da Escola Estadual Professor Targa, não ter feito parte do calendário não apagou o brilho do jovem.
– Foi legal, eu gostei! (Fiz) meu desenho sobre dois caminhões de lixo porque a gente tem que saber que tem que ajuntar o lixo.
A professora de artes das escolas municipais Professor Pedro Cecconello e 1º de Maio, Viviane Policeno emocionou-se com os trabalhos de seus alunos:
– É só orgulho! Foram todos destaques e é um grande orgulho de ver os desenhos deles serem reconhecidos através do voto popular – exaltou.






Conheça os premiados de cada categoria
Categoria 1: Pré-Escola 1 e 2
- 1º mais votado: Francisco Gabriel Freddi Minuzzi – 566 votos (43,4%)
- 2º mais votado: Manuella Wismann Nunes – 492 votos (37,7%)
Categoria 2: 1º e 2º Ano
- 1º mais votado: Enzo Gabriel Gotz – 640 votos (49%)
- 2º mais votado: Isabela Verones Eckert – 392 votos (30%)
Categoria 3: 3º e 4º Ano
- 1º mais votado: Pietra Magnaguagno Schmeider – 616 votos (47,2%)
- 2º mais votado: Rayane Vitória Melchiors Gonçalves – 440 votos (33,7%)
Categoria 4: 5º e 6º Ano
- Desenho mais votado da categoria: Isabela Marostica Scapinelli – 838 votos (64,2%)
- 1º mais votado: Sofia Helena Sales – 306 votos (23,4%)
- 2º mais votado: Rafaela Bertuol – 387 votos (29,7%)
Categoria 5: 7º e 8º Ano
- 1º mais votado: Amanda Lorenzzetti – 762 votos (58,4%)
- 2º mais votado: Vinícius Pacheco Mascarello – 554 votos (42,5%)
Categoria 6: 9º Ano
- 1º mais votado: Vinícius de Andrade Canalle – 541 votos (41,5%)
- 2º mais votado: Rafael Gazzi Vailatti – 450 votos (34,5%)
Categoria 7: Educação Especial
- Jorge Igor Ceccato Duarte – 566 votos (43,4%)
- Marcelo Tomé – 419 votos (32,1%)

