O setor de bares e restaurantes do Rio Grande do Sul encerrou 2025 com sinais claros de recuperação e expectativas otimistas para o ano que se inicia. Impulsionados pelas confraternizações de fim de ano muitos empresários acreditam que 2026 poderá superar os resultados do ano anterior.
Segundo pesquisa mensal da seção gaúcha da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel no RS), 62% dos estabelecimentos esperam aumento de faturamento no primeiro trimestre de 2026 em comparação com o mesmo período de 2025. No entanto, a projeção em relação ao último trimestre do ano passado revela um otimismo mais cauteloso: 41% dos empresários preveem crescimento, 21% apostam na estabilidade e 28% estimam queda.
Em novembro, 56% dos bares e restaurantes registraram lucro, 27% mantiveram resultados estáveis e 18% enfrentaram prejuízos. Já o faturamento apresentou aumento para 52% dos estabelecimentos na comparação com outubro, enquanto 20% mantiveram estabilidade e 28% registraram redução.
61% reajustaram seus preços
Apesar do avanço, a inflação segue como desafio. A pesquisa revela que 61% dos estabelecimentos reajustaram seus preços conforme ou abaixo da inflação nos últimos 12 meses, 9% aplicaram aumentos acima do índice e 30% não conseguiram repassar custos aos cardápios.
A Abrasel no RS ressalta, por fim, que manter um ambiente de negócios equilibrado é essencial para o crescimento sustentável do setor, fortalecendo empresas e preservando a geração de empregos em todo o estado

