O avanço do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, em Vila Oliva, foi o destaque da reunião-almoço (R.A) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) nesta segunda-feira (1º). O senador Luis Carlos Heinze (PP) apresentou um panorama das obras e de outros projetos federais considerados essenciais para a infraestrutura da Serra. O evento também celebrou os 60 anos da Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL).
O presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, entregou uma placa comemorativa ao presidente da CDL, Mauro Andreazza, em homenagem às seis décadas da entidade, que reúne cerca de 6 mil associados.
Durante sua fala, Heinze afirmou acreditar que o edital para o início das obras do novo aeroporto deve ser publicado ainda neste ano. Segundo ele, o cronograma foi reforçado pelo prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, que acompanhou o evento.
— Esperamos que ainda esse ano tenha o lançamento do edital, para que essa obra finalmente saia do papel. Havia uma disputa entre Caxias, Gramado e Canela para saber onde ficaria o aeroporto. Caxias naquele momento já possuía um pré-projeto. A Serra Gaúcha precisa desse grande empreendimento para alavancar ainda mais o progresso da região — destacou o senador.
Avanços lentos, mas recursos assegurados
Heinze reconheceu que o projeto avançou mais lentamente do que o esperado. Mesmo assim, garantiu que a obra deve sair do papel, já que sua fonte de financiamento está definida.
— Para mim, já era para estar concluído o aeroporto, mas agora, felizmente, vai sair. O importante é que demorou, mas deu certo. O recurso está garantido para que a obra saia do papel e, de certa forma, a região vai ganhar com isso — afirmou.
A construção do novo aeroporto em Vila Oliva será financiada com recursos federais do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), via o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A primeira etapa da obra tem orçamento previsto de cerca de R$ 146,3 milhões, valor que será usado para a construção da pista, pátios, taxiways e infraestrutura inicial. No total, está garantido um investimento de até R$ 200 milhões, com convênio prorrogado para permitir a execução completa do projeto.
Enquanto o aeroporto de Vila Oliva não é concluído (o que pode levar de três a cinco anos), permanecem as negociações sobre quem deve administrar o Aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul. Segundo Heinze, há tratativas entre Infraero, Ministério de Portos e Aeroportos e Fraport.
— A Infraero tem interesse no Cantergiani para fazer o investimento necessário para melhorar o aeroporto enquanto não tivermos o de Vila Oliva. A Fraport também tem interesse, mas está aguardando o desenrolar do pessoal da Infraero — disse.
Cenário político e reconhecimento
Heinze comentou ainda sobre seu futuro na política. Ele reafirmou que não buscará novo mandato no Senado em 2026 e que avalia o convite para integrar uma chapa majoritária na eleição estadual.
— Eu disse aqui que eu não concorro a deputado e senador. Meu neto é pré-candidato a deputado federal. Recebi o convite do deputado Zucco (PL) para ser o vice na chapa dele. Estamos resolvendo internamente dentro do partido se é o meu nome ou se teremos outro nome — revelou.
Heinze também foi homenageado pela CIC Caxias por sua atuação em temas de infraestrutura. O parlamentar agradeceu o reconhecimento.
— Não quero nada mais do que que meu trabalho seja reconhecido. A Serra me abençoou, me deu votos. Agora quero retribuir trazendo as maiores obras que conseguimos para Caxias e para a Serra Gaúcha.
Ao destacar a dedicação do senador, o presidente da CIC Celestino Oscar Loro afirmou que Heinze sempre se manteve próximo das demandas regionais.
— O senador Luis Carlos Heinze sempre esteve ao lado da Serra Gaúcha nos temas de infraestrutura. Rodovias, ferrovias, porto e aeroporto sempre fizeram parte de sua agenda conosco.
A reunião-almoço desta segunda-feira foi a 35ª e última de 2025 e também marcou o encerramento da atual gestão da CIC Caxias. Celestino Oscar Loro agradeceu aos associados, conselhos e lideranças que acompanharam as atividades ao longo do ano.

