Home Notícias Renato Borghetti faz show na Mostra Flores

Renato Borghetti faz show na Mostra Flores

Ícone da gaita, músico se apresenta neste domingo, dia 3, às 16h, no Parque da Vindima. A entrada é franca
Com origens em Nova Pádua

Poucas pessoas devem saber, mas o ícone da gaita e artista internacional Renato Borghetti tem raízes em Flores da Cunha. Seu pai, Rodi Borghetti, nasceu em Nova Pádua, quando o hoje município era distrito de Flores. De tempos em tempos, Borghettinho visita a cidade para rever os familiares. Neste domingo, dia 3 de março, ele estará novamente por aqui. Mas, dessa vez, para apresentar a sua música por meio do projeto Canto da Terra. O cantor e acordeonista faz show a partir das 16h, na 5ª edição da Mostra Flores e 2ª Feira Agroindustrial, realizada no Parque da Vindima Eloy Kunz. A entrada e o estacionamento são gratuitos.

A apresentação de Borghetti em Flores da Cunha contará com o violinista Chico Saratt, o percussionista Caco Pacheco e o violinista de sete cordas Arthur Bonilla. “Nosso show será instrumental, mas com músicas também e acompanhamento de gaita”, adianta o cantor, em entrevista concedida por telefone.

Renato Borghetti começou a tocar gaita-ponto aos 10 anos. Em pouco tempo já era atração no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) comandado pelo pai. E com 16 anos se apresentou pela primeira vez. Seu primeiro disco, Gaita-Ponto, tornou-se o primeiro álbum de música instrumental brasileira a ganhar um disco de ouro, com 100 mil cópias vendidas. Excursionando por todo o Brasil – nesta semana estava em Goiânia (GO) para uma apresentação com a orquestra sinfônica –, ele esteve também na Europa e nas Américas. Levou a música gaúcha para a Croácia, República Tcheca, Áustria, Alemanha, França, Portugal, Hungria, Holanda, Eslovênia, Bélgica, Suíça e Argentina, e fez uma temporada no S.O.B’s, em Nova Iorque.

“A sonoridade do acordeon é familiar para o público europeu, mas o que noto no Brasil e também na Europa é que a música gaúcha não é muito conhecida. Não vejo isso como um problema e nem como uma verdade absoluta. O povo gaúcho é mais apegado à terra e tem muito apreço a sua região e a música não atinge o grande centro”, diz Borghetti, que complementa: “Na Europa se pensa o Brasil como samba, então sempre explico que a música que tocamos vem de uma região que neva em determinadas épocas, que produz bons vinhos. Mas tudo isso é uma realidade que não atrapalha em nada”.

O acordeonista está na estrada há mais de 25 anos, tem 15 discos e dezenas de participações em gravações de outros músicos. Em 1991, ganhou o prêmio Disco do Ano, categoria Regional, entregue pela Associação Paulista de Críticos de Arte. Seu estilo, mesclado entre modernidade e folclore, é inconfundível. Perguntado sobre o sucesso ele é taxativo: “Teimosia (risos). Eu acho que qualquer atividade que se faça tem que buscar a qualidade. Na música se consegue isso, estudando, tendo intimidade com os instrumentos e buscando embasamento. Procuro fazer a música regional com muito cuidado, critério, de modo que não se perca as referências e identidade da minha terra”, salienta.

Para 2013 os projetos seguem intensos. Os trabalhos com orquestras sinfônicas, que foram recorrentes em 2012, devem ganhar um registro musical. Outra ideia é lançar um álbum com o violinista Arthur Bonilla. “Já viajei com ele pela Europa, América e Brasil e ainda não temos um trabalho registrado. Está na hora de lançar o trabalho em duo”, diz. O show de Renato Borghetti na Mostra Flores tem o apoio cultural da Fábrica de Móveis Florense e institucional do jornal O Florense e da rádio Pop Show.

Programe-se
Domingo, dia 3 de março*

14h30min – Chimarreando com a Pop Show e apresentação do grupo Camoatin
16h – Projeto Canto da Terra – show de Renato Borghetti

* A entrada e o estacionamento no Parque da Vindima Eloy Kunz, em Flores da Cunha, são gratuitos.

Leia Mais

Compartilhe:

Mais Notícias

Outras notícias:

plugins premium WordPress
Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?

Entrar na sua conta