Os estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio São Rafael comemoram mais um feito. O vídeo Um Pai Para Meu Filho, produzido pela turma 301 para o Astro 2011 – Festival de Cinema Estudantil, recebeu o prêmio de melhor curta-metragem na Mostra Competitiva Nacional do III Festival Internacional Estudantil de Cinema de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. A produção recebeu um troféu e a premiação de R$ 2 mil. O prêmio foi entregue durante a cerimônia de premiação do festival, ocorrida no dia 31 de março. O encerramento teve a presença da atriz Letícia Spiller e contou com cerca de três mil pessoas.
Conforme a coordenadora da Escola São Rafael, Neiva Zanatta, mais importante que a premiação é a visibilidade que o Astro passou a ter diante de novos públicos. “Além disso, o trabalho dos estudantes, dos professores e dos apoiadores do nosso festival foi conhecido e reconhecido e espera-se, também, que esse prêmio seja motivador para a realização de um bom trabalho por parte de todos os envolvidos na edição deste ano”, aponta.
O evento teve a participação de 57 filmes inscritos e que foram produzidos por estudantes de escolas de diversos estados brasileiros, como Acre, Maranhão, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. Destes inscritos, dez curtas foram selecionados para exibição na Mostra Competitiva, que foi realizada entre os dias 25 a 31 de março. Além do curta Um Pai Para Meu Filho – ganhador de Melhor Filme Pop no Astro do ano passado, a Escola São Rafael inscreveu os vídeos Sequefunto e As Cores da Vingança – ganhadores do Astro em 2010 e 2011, respectivamente, e O Maior Idiota do Mundo. Todos os quatro foram classificados entre os dez finalistas.
O Festival Internacional Estudantil de Cinema de Barra do Piraí homenageou o ator Selton Melon e teve a presença de 15 mil espectadores, que puderam apreciar a diversidade de estilos e os ‘sotaques’ dos jovens atores. A escolha dos vídeos foi feita pelo júri técnico composto pela atriz Kate Lyra; pelo ator e diretor Paulo Vespúcio; pelo professor e curador do Festival Paulistano de Vídeo nas Escolas Evandro Santos; pela especialista em Educomunicação Eliany Salvatierra; pela produtora de festivais Ana Luiza Fonseca; e pela integrante do programa Salto para o Futuro da TV Brasil Rosa Helena Mendonça.
O festival foi realizado pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura da cidade e pela produtora audiovisual Mauá Filmes.

