Home Destaque Temporal causa destelhamentos e derruba árvores em Flores da Cunha

Temporal causa destelhamentos e derruba árvores em Flores da Cunha

Até as 8h, o município já registrava 41,9 mm de chuva nesta terça-feira (28). Não há relatos de feridos
Temporal provocou destelhamento na Rua Júlio de Castilhos. (Foto: Leonardo Lopes)

O temporal que atingiu Flores da Cunha na madrugada desta terça-feira (28) provocou queda de árvores, destelhamentos e bloqueios em vias da cidade. Na Rua Júlio de Castilhos, no Centro, telhas de zinco de um prédio foram arrancadas pelo vento, atingiram uma sacada e caíram sobre a via pública. Às 8h, equipes trabalhavam no local e o trânsito exigia atenção.

Esquina das ruas Bento Gonçalves e Júlio de Castilhos. (Foto: Leonardo Lopes)

Os Bombeiros Militares de Flores da Cunha relataram chamados por queda de árvores nas estradas e destelhamentos na área central. Não há relatos de feridos.

— Há diversos atendimentos em andamento (pela Defesa Civil). Temos muitos pontos sem energia, bastante árvores caídas e algumas casas destelhadas, então está sendo feita a distribuição de lonas na Guarda Civil e nos bombeiros. Mas, posso dizer que são casos pontuais. O vento foi bastante forte, mas não temos nenhum relato de ferido. São apenas danos materiais que, à medida do possível, ao longo do dia, iremos resolvendo — resume o coordenador da Defesa Civil de Flores da Cunha, Diogo Terres.

A estação climatológica da Prefeitura de Flores da Cunha, às 8h, já registrava 41,9 milímetros de chuva nesta terça-feira (28). Em apenas oito horas, o temporal acumulou cerca de 15,6% de toda a chuva registrada neste mês. Desta forma, poucas horas após o amanhecer, o dia 28 já aparece como o terceiro dia com mais chuva do mês, ficando atrás apenas dos dias 20 e 21, que registraram 67,3mm e 95,3mm de chuva, respectivamente.

Com os dados desta madrugada, julho contabiliza 269,3mm de chuva, superando em aproximadamente 30% todo o volume registrado durante o mês de junho (206,7 mm).

“Não subam em telhados”

Árvore e destroços interditam via em frente ao cemitério municipal (Foto: Sohfia Marcon Fiorese)

Um alerta feito pela Defesa Civil é que as pessoas não subam em telhados para consertar os danos. Neste tipo de situação, a maioria dos acidentes ocorrem quando os moradores tentam reparar os prejuízos ainda durante as chuvas.

— É sempre importante ressaltar. A maioria dos acidentes ocorrem por pessoas voluntariosas tentando subir em telhado para arrumar. Reforçamos que, quem quiser, a prefeitura distribui lonas que são para cobrir os itens que tem dentro de casa. Mas, não é para as pessoas subirem em telhados, porque é onde ocorre o grande número de acidentes — reforça Terres.

Ruas bloqueadas

Poste e fiação caídos bloqueiam a Rua Heitor Curra após temporal (Foto: Sohfia Marcon Fiorese)

As equipes municipais ainda fazem um levantamento dos danos e acionam a RGE e outros órgãos para atender as ocorrências. Segundo a Defesa Civil, algumas ruas estão bloqueadas temporariamente, principalmente pela queda de postes de energia.

Um exemplo é a Rua Heitor Curra, em frente ao cemitério municipal. Um poste de energia cedeu e ficou atravessado sobre a pista, arrastando consigo a fiação elétrica, que permanece espalhada e em baixa altura. A situação foi agravada pela queda de uma árvore de grande porte, que bloqueia outro trecho da via.

Acidente na ERS-122

Um acidente com um caminhão prejudica o trânsito entre Flores da Cunha e Caxias do Sul, na ERS-122. O veículo pesado não conseguiu fazer a curva e parou sobre o guard rail. Uma das pistas está bloqueada e sinalizada enquanto equipes se mobilizam para remover o caminhão.  O acidente ocorreu no início da manhã desta terça-feira (28) e o motorista não relatou lesões.

Alertas da Defesa Civil

Na segunda-feira (27), o governador Eduardo Leite clamou que população preste atenção aos alertas da Defesa Civil. Nas redes sociais, ele escreveu um longo texto dizendo que “os próximos dias exigirão de nós atenção redobrada”.

— Os prognósticos da @DefesaCivilRS indicam uma nova sequência de eventos climáticos adversos ao longo desta semana, com possibilidade de temporais, volumes elevados de chuva e elevação dos níveis dos rios em diferentes regiões do Estado. Sabemos que as previsões trabalham com cenários que podem mudar rapidamente, por isso o monitoramento será permanente e os alertas serão atualizados sempre que houver novas informações. Fique atento às redes sociais da @DefesaCivilRS — pediu o governador.

Em coletiva de imprensa no Palácio Piratini, o coordenador da Defesa Civil, coronel Luciano Boeira, explicou que as previsões indicam a possibilidade de ocorrência de fenômenos climáticos extremos, como vendavais, granizo e chuva acima das médias, mas não conseguem precisar os locais onde ocorrerão, pois as condições do clima mudam rapidamente.

A Serra estava com alerta laranja para tempestade e granizo. O alerta foi divulgado pela Defesa Civil às18h17min de segunda-feira (27), mas apontava, principalmente, para as proximidades de Bento Gonçalves. A recomendação era que a população evitasse áreas de risco e acionasse o 190/193 em caso de emergências.

 

Compartilhe:

Leia Mais

Mais Notícias

Outras notícias:

plugins premium WordPress
Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?

Entrar na sua conta