Fundada em setembro de 1951, a Escola Estadual Horácio Borghetti é referência para as comunidades do Pérola, AABB, Monte Belo, Del Fiori, São Pedro, São Cristóvão e Parque dos Pinheiros. Hoje, atende 120 alunos da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano.
O educandário fica no Km 92 da ERS-122, junto ao pórtico de Flores da Cunha, conta com uma equipe formada por sete professores e está sob direção da professora Fabiana Simonaggio, 55 anos.
A diretora destaca que a comunidade escolar se faz presente sempre que solicitada e costuma participar das atividades e eventos promovidos pela escola.
— O nosso projeto “Horta – Cantinho Verde da Horácio” é um orgulho para a escola. Nele, os alunos aprendem, na prática, a importância do cultivo de alimentos, do cuidado com o meio ambiente e da sustentabilidade. O pomar escolar conta com mudas variadas de cerejeiras, limoeiros, goiabeiras-do-mato, ameixeiras, pitangueiras, aceroleiras, abacateiros, bergamoteiras e muito mais — celebra Fabiana, sobre o espaço vivo de descobertas e aprendizagens.
Na questão da estrutura física, a diretora define o educandário como “completo” e “bem equipado”, mas considera uma melhoria que traria benefícios para toda a comunidade local:
— Seguimos na busca por uma quadra de esportes coberta, que permitirá ampliar ainda mais as atividades esportivas, culturais e pedagógicas que tanto enriquecem o desenvolvimento dos nossos alunos — aponta.

