Home Destaque Projeto Donna anuncia Congresso feminino e mantém formação que aumentou renda de participantes em 137%

Projeto Donna anuncia Congresso feminino e mantém formação que aumentou renda de participantes em 137%

Iniciativa voltada ao empreendedorismo feminino terá evento inédito em março e nova turma da etapa Casulo prevista para o segundo semestre de 2026.
Primeira-dama Lisiane Ulian conversa com participantes do Projeto Donna (Foto: Enzo Manfron/Prefeitura de Flores da Cunha)

Enaltecer o papel da mulher colocando-a como protagonista da própria história, capaz de empreender e comandar seu próprio negócio, transformando os desafios em oportunidades de crescimento. Dando continuidade ao projeto que iniciou em 2025, o Donna já começa a se organizar para receber uma nova turma para a etapa Casulo neste ano e prevê uma novidade: a realização do Congresso Donna.

A ideia da boa nova partiu da primeira-dama Lisiane Ulian, e da vice-primeira-dama, Edilene Rech com o propósito de criar um espaço dedicado às mulheres do município, valorizando a mulher em sua integralidade e fortalecendo o aspecto profissional, pessoal e social de cada uma.

— O Congresso Donna tem como objetivo oferecer às mulheres de Flores da Cunha um momento de troca de experiências, aprendizado e valorização. A atividade será voltada a todas as mulheres do município e abordará temas como empreendedorismo feminino, saúde e proteção da mulher — revela Lisiane.

“Um caminho de transformação”

Além da novidade do Congresso, o Projeto Donna seguirá realizando a etapa Casulo que, desta vez, deve ocorrer no segundo semestre de 2026 e tem a expectativa de formar uma turma com a mesma quantidade de 2025: cerca de 30 mulheres.

— A decisão de manter e ampliar a iniciativa foi motivada pelos resultados expressivos alcançados na primeira edição (2025), quando 90% das participantes registraram aumento de mais de 137% em sua renda mensal. Diante desse impacto positivo, o modelo será mantido e, sempre que possível, aprimorado, com o objetivo de oferecer às mulheres uma formação cada vez mais integral e qualificada — comemora Lisiane.

Para a idealizadora do Projeto Donna o principal objetivo da etapa Casulo é proporcionar às mulheres uma base sólida e consistente para tornar seus negócios viáveis e sustentáveis.

— O empreendedorismo é visto como um caminho de transformação, permitindo que as mulheres se tornem protagonistas de suas próprias histórias, conquistem autonomia e realizem seus sonhos nas mais diversas áreas da vida.

“Reconhecer o próprio valor”

Um dos testemunhos do apoio do Projeto Donna vem de Tatiéli Demartini Mezzomo, 39 anos, que atua há uma década com decoração de festas. Seu negócio começou de maneira inesperada, a partir de um momento familiar:

— Foi de forma espontânea, a partir da realização da festa de um ano da minha filha. Compartilhei o resultado nas redes sociais e surgiram pedidos de pessoas interessadas. Inicialmente, não havia a intenção de empreender, mas aceitei fazer a festa do filho de uma amiga e percebi uma oportunidade de negócio — conta a idealizadora da Taty Festas e Eventos.

O contato com o Projeto Donna partiu da indicação de uma amiga:

— Naquele momento, eu buscava crescimento pessoal e profissional, apesar de sempre ter tido dificuldade em me expor. Ao conhecer a proposta, voltada ao fortalecimento de mulheres empreendedoras, identifiquei uma oportunidade de desenvolvimento — lembra.

A experiência trouxe mudanças em sua postura profissional, fortalecendo sua confiança e capacidade de conduzir a própria empresa.

— Passei a enxergar o empreendedorismo de forma mais ampla e objetiva. Hoje consigo visualizar com mais clareza a evolução do meu negócio, definir metas e acreditar que sou capaz de alcançar novos resultados. Isso sem dúvida impactou positivamente minha postura e minhas decisões profissionais — conta orgulhosa.

Para ela, a experiência representou um avanço importante em sua trajetória.

— O aprendizado mais marcante foi a evolução pessoal. O Projeto Donna me permitiu me expor de forma mais segura e confiante, superando minhas limitações. Hoje me reconheço como outra pessoa, mais confiante, preparada e consciente do meu potencial.

Para as mulheres que ainda hesitam em dar o primeiro passo no empreendedorismo, Tatiéli deixa uma mensagem:

— O medo faz parte do processo, mas não pode ser maior do que o desejo de crescer. Buscar conhecimento, apoio e se permitir sair da zona de conforto faz toda a diferença. Quando uma mulher reconhece o próprio valor, ela é capaz de transformar sonhos em realidade.

Inscrições para nova turma devem ser abertas em março

As inscrições para a etapa Casulo 2026 serão divulgadas no Congresso Donna, que está previsto para ocorrer em março, e o local será divulgado em breve. Poderão participar moradoras de Flores da Cunha que desejam empreender ou que já possuam negócios informais, com foco especial em mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Leia Mais

Compartilhe:

Mais Notícias

Outras notícias:

plugins premium WordPress
Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?

Entrar na sua conta