Home Destaque Prefeitura cobra plano emergencial da Corsan até sexta-feira para enfrentar a falta de água

Prefeitura cobra plano emergencial da Corsan até sexta-feira para enfrentar a falta de água

Compromisso foi firmado na reunião de terça-feira, quatro dias após o anúncio de multa a concessionária
(Foto: Maria Eduarda Schiavenin/Prefeitura de Flores da Cunha)

Diante das frequentes interrupções no abastecimento de água, a Prefeitura de Flores da Cunha espera que a Corsan/Aegea apresente um plano de ação emergencial, com cronograma definido, até a próxima sexta-feira (13). Este compromisso foi assumido pela concessionária na reunião da tarde de terça-feira (10). Entre as prioridades estão zerar os vazamentos, estabilizar a pressão da rede e reforçar as equipes de manutenção.

Já para o curto e médio prazo, o Executivo aguarda por medidas estruturais, como a perfuração de poços, ajustes no sistema de distribuição e ampliação da reservação. Esta nova reunião ocorreu quatro dias após a Prefeitura de Flores da Cunha anunciar que “emitiu mais um auto de infração com penalidade de multa à Corsan/Aegea”, medida adotada em razão do descumprimento na prestação do serviço, “refletindo o descaso recorrente enfrentado pela comunidade florense”.

No encontro, o prefeito César Ulian destacou que a população vem enfrentando oscilações constantes no abastecimento e reforçou a necessidade de investimentos estruturais, não apenas medidas paliativas. Foram apresentadas as demandas da comunidade e cobradas ações efetivas, com definição clara dos problemas, das soluções e dos prazos.

(Foto: Pâmela Pelizzaro/Prefeitura de Flores da Cunha)

Acompanhado do vice-prefeito Marcio Rech, secretários municipais e vereadores, o prefeito Ulian também abordou a importância da comunicação prévia sobre intervenções que possam causar desabastecimento.

— A Prefeitura tem buscado diálogo constante, formalizou cobranças e acionou os órgãos reguladores porque a comunidade precisa de respostas. Não podemos conviver com essa instabilidade. O que estamos exigindo é planejamento, ação e prazo, para que a comunidade tenha segurança no abastecimento — afirma Ulian.

Pela Corsan/Aegea, participaram do encontro o superintendente regional de relações institucionais, Lutero Cassol, a diretora regional, Maraisa Mendonça, e os supervisores Diego Sena (operações) e Adriano Reis da Silva (serviços). A reportagem fez contato com a Corsan/Aegea e aguarda uma manifestação. O espaço segue aberto.

Novo poço para o São José

Sobre a intervenção na Rua Antônio Soldatelli, a Corsan informou que realizou a realocação do abastecimento de cerca de 300 imóveis para reduzir a sobrecarga do sistema do bairro São José. Essas unidades passam a ser abastecidas por um novo poço, o que, segundo a companhia, deve contribuir para estabilizar o fornecimento nos bairros São José e Morada do Camping.

Em comunicado, a Prefeitura reforça que seguirá acompanhando de perto a execução das medidas e cobrando soluções concretas para garantir regularidade e qualidade no abastecimento de água à comunidade.

Multa para a Corsan/Aegea

Na sexta-feira (6), a Prefeitura anunciou ter emitido, em conjunto com a Agência Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul (Agesan-RS), mais um auto de infração com penalidade de multa à Corsan/Aegea. A penalidade está amparada na Resolução nº 002/2020 da Agesan-RS, que prevê sanções à concessionária quando há falhas no fornecimento de água decorrentes de deficiência operacional ou de capacidade do sistema.

Contudo, até a última atualização desta matéria, não haviam sido divulgados o valor da multa ou qual seria o destino desse dinheiro.

Leia Mais

Compartilhe:

Mais Notícias

Outras notícias:

plugins premium WordPress
Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?

Entrar na sua conta