Teve música internacional, gaúcha, rock, pop, tradicionalista e muito humor no Show de Calouros de Nova Pádua. A 16ª edição teve 21 apresentações, divididas nas categorias Infanto-Juvenil, Intérprete Local e Interpretação. Subiram ao palco do ginásio de esportes de Nova Pádua, no sábado, dia 21, artistas locais e regionais que apresentaram aos jurados suas músicas dos mais variados estilos, mostrando que o evento abriga todas as tribos e vozes. No total, 11 artistas foram premiados com dinheiro e receberam troféus.
As apresentações iniciaram com a categoria Infanto-Juvenil, com cinco apresentações. Em seguida, quatro artistas paduenses formaram a categoria Local. Com o maior número de concorrentes, a Interpretação teve apresentações da região, inclusive de Flores da Cunha – 12 participações. O Show de Calouros se tornou um evento tradicional de Nova Pádua. Promovido pela prefeitura e pelo jornal O Florense, a atividade faz parte a Semana do Colono e do Motorista e tem como objetivo integrar a comunidade de Nova Pádua e região para o desenvolvimento de atividades culturais, recreativas e artísticas.
No intervalo, quando os jurados se reuniram para a escolha dos vencedores, o humorista Edgar Locatelli Maróstica arrancou gargalhadas e divertiu as cerca de 450 pessoas que prestigiaram o evento. O artista subiu ao palco e apresentou histórias e piadas que caracterizam os antepassados, fazendo um resgate da cultura italiana. Uma apresentação totalmente feita em talian, facilmente identificada pelo público presente. Maróstica é ator, palestrante e apresenta programas de rádio voltados ao dialeto vêneto.
Os 11 vencedores foram escolhidos por uma comissão formada por cinco jurados que têm ligação com a cultura e música: Francieli Zimmer, Robério Goulart da Silva, Ricardo Mabilia, Márcio de Oliveira e Jean Brandão. No total, o Show de Calouros distribuiu R$ 2 mil em prêmios.
Os vencedores da 16ª edição
Categoria Infanto-juvenil
1º Tatiane Forlin Menegon – Música Yesterday (The Beatles)
2º Mateus e Bruno – Música Velho Casarão (Texeirinha)
3º Anais Biazus Ulian – Música Have you ever seen the rain (Creedence)
Categoria Interpretação Local
1º Jéssica e Douglas – Música Essa tal liberdade (Alexandre Pires)
2º Albino e Tiago – Música São Francisco Terra Boa (Os Bertussi)
3º Banda Geração Tchê – Música Trancão de Livramento (Expresso do Som)
Categoria Interpretação
1º Maiabatts – Música Malandragem (Cássia Eller)
2º Felipe Zuchi e Amigos – Música De paulista para Gaúcho (Rica Silva)
3º Alisson da Silva e Grupo – Música À Tout Le Monde (Megadeth)
4º Altair e Grupo – Música Sou Bonito e Danço Bem (Os monarcas)
5º Gabriela Souza – Música Quando estou do seu lado (Rebeldes)
A Comissão Julgadora
Franciele Zimmer: Fonoaudióloga, cantora e professora de canto há 15 anos. Atuou como cantora e solista no Coro Municipal feminino de Farroupilha, no Coro do Círculo, Vocal Magnificat da Sociedade de Cultura Musical de Caxias do Sul, Vocal Brasileiríssimo, Vocal Simplesmente e Vocal Fina Flor. Atualmente integra o Coro Municipal de Caxias do Sul e o Três Marias Conjunto de Sons. É preparadora de voz do grupo Miseri Coloni e do Vocal Sem Batuta. Atua ainda como cantora solista do projeto Caxias do Som, da Orquestra Municipal de Sopros de Caxias.
Jean Brandão: Bacharelado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul e em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. No teatro, participou do grupo Aicnalubma com a peça Advocacia Segundo os Irmão Max e grupo Atores Reunidos na peça Pick Nick, de Fernando Arrabal. É vocalista da banda Frei Tuck. Conquistou o segundo lugar do Concurso Superstar realizado em Flores da Cunha. Faz parte do Coral Municipal de Caxias do Sul. Atuou como solista com Francieli Duarte no América dos Sopros e com Cibele Tedesco no Salsa ao Mambo, espetáculo da Big Banda da Orquestra de Sopros de Caxias.
Márcio de Oliveira: Publicitário e ator. É formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Caxias do Sul. Atua na coordenação do grupo teatral Fulanos de Tal e é vice-presidente da Associação dos Produtores de Arte e Cultura (Apac) de Flores da Cunha. É colunista da revista Bon Vivant.
Ricardo Mabilia: Músico e compositor, além de mentor do projeto Sunsetpop com cerca de 25 canções e autorias registradas. É integrante do grupo teatral Fulanos de Tal. Cursa Licenciatura em Música pela Universidade de Caxias do Sul. Atua na Sona Produtora de Som, no setor de criação e produção, com destaque para a recente indicação ao prêmio Melhor Música com o tema original do curta Lá Longe, do projeto Histórias Curtas da RBS TV em 2012.
Robério Goulart da Silva: Radialista e coordenador da rádio Pop Show, emissora pertencente ao Grupo RSCOM de Comunicação. Tem mais de 27 anos de profissão, com passagem por diversas emissoras do Rio Grande do Sul.

