Flores da Cunha continua a mobilização após os estragos causados pela passagem de um tornado. Depois da reestruturação dos serviços básicos no Travessão Alfredo Chaves, uma das preocupações é com a produção agrícola. A Prefeitura lidera uma mobilização em prol das 43 propriedades rurais atingidas, mas anda não foi possível iniciar os trabalhos em razão das chuvas desta quarta-feira (10).
O Gabinete de Crise esteve reunido na Prefeitura para determinar os próximos passos em busca de alternativas para ajudar os moradores que tiveram suas casas destelhadas — o que deve contar com recursos da Defesa Civil estadual — também está sendo feito o mapeamento de todos os estragos em parreirais.
— Hoje, com a chuva, não temos o que fazer, somente entrar em contato com cada propriedade e fazer os movimentos internos de organização. A ideia é mapear todos os dados possíveis para iniciar o mutirão amanhã (11) quando a chuva parar — aponta o vice-prefeito Marcio Rech.
Pelo menos 70 hectares de parreirais foram derrubados pela força do ventos e mais de 100 hectares foram danificados, segundo levantamento do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares (STR) de Flores da Cunha e Nova Pádua.
A cooperativa Sicredi já sinalizou apoio para disponibilizar transporte para esta grande mobilização de pessoas, necessária para reerguer os parreirais afetados. A expectativa é que na quinta-feira (11), se a chuva parar, alguns parreirais menores já sejam reestruturados. Contudo, os maiores precisam do apoio de mais pessoas e devem ficar para o final de semana.
250 instalações ainda estão sem luz
O Corpo de Bombeiros segue auxiliando as famílias que tiveram os telhados danificados, garantindo segurança durante os reparos. Máquinas da Prefeitura também permanecem em apoio à RGE em ações para restabelecer totalmente o fornecimento de energia. No momento, cerca de 250 instalações ainda estão sem luz.
A concessionária de energia alerta que a população deve ficar longe de fios partidos ou galhos de árvores que estejam caídos sobre a rede elétrica.
A orientação é que os clientes que estiverem com falta de energia elétrica façam contato pelos canais de atendimento da distribuidora:
- SMS: Envie mensagem com o SEU CODIGO (que consta na conta de energia elétrica) para o número 27350.
- WhatsApp: (51) 9 9955.0002
- Site: www.rge-rs.com.br
- App: CPFL Energia (disponível para Android e iOS)
- Call Center: 0800 970 0900
Em Nova Pádua, foram nove hectares derrubados
Meteorologista confirma tornado
Especialista em eventos extremos da Climatempo, o meteorologista Bruno Zanetti Ribeiro analisou os danos registrados no Travessão Alfredo Chaves e confirmou que o padrão observado é compatível com o de um tornado de curta duração. Este tipo de fenômeno é muito localizado e costuma deixar um corredor estreito de destruição, exatamente o que foi identificado no interior de Flores da Cunha.
O temporal ocorreu por volta das 17h40min da segunda-feira (8) e durou poucos minutos. Os principais danos foram vistos ao longo da Rua Girólamo Mioranza, com a destruição da quadra de esportes da comunidade e do telhado da Capela São João Batista. A sede da Terrasul Vinhos Finos foi diretamente atingida, inclusive derrubando tanques metálicos gigantes (pipas para armazenamento de vinhos). Ao lado, três pavilhões alugados por outras duas vinícolas tiveram o telhado e as paredes derrubados.
A estimativa é que os ventos foram acima dos 100 km/h.

