Este ano, devido às comemorações dos 90 anos de emancipação política de Flores da Cunha, aconteceram algumas mudanças no calendário cultural da cidade. Uma delas foi a data da Feira do Livro, tradicionalmente realizada na Semana do Município, em maio. Em 2014 o evento foi transferido para outubro. Antes de definir a programação, a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto anunciou o nome da madrinha da 37ª edição: a escritora Lourdes Curra.
Natural de Flores da Cunha, Lourdes é filha do ex-prefeito Heitor Curra (governou entre 1933-1941) e Ignez Clementina Jaconi Curra. Estudou parte do ensino fundamental na Escola São José, em Flores, e cursou Magistério na Escola Duque de Caxias. No Instituto de Educação General Flores da Cunha, em Porto Alegre, ela formou-se técnica em supervisão escolar. Na Universidade de Caxias do Sul (UCS) graduou-se em Pedagogia. Profissionalmente, exerceu as funções de professora primária e do ensino médio, fiscal de ensino e trabalhou na então 4ª Delegacia de Ensino (atual 4ª Coordenadoria Regional de Educação, CRE) como supervisora e fiscal de ensino.
Desde 2007 Lourdes ocupa a cadeira 26 da Academia Caxiense de Letras (ACL). Tem participado de Feiras do Livro em todo o Estado e, em 2014, também será homenageada na 30ª Feira do Livro de Caxias do Sul. “Fiquei muito emocionada com o convite de Flores da Cunha, pois meu pai amou muito esta cidade e foi um homem público, sábio e empreendedor”, destaca.
Lourdes viveu em Flores até os oito anos de idade. Hoje, aos 81 anos, revive o contato com o povo florense e acredita que o amor pelas palavras iniciou nesta cidade. “Meu pai tinha uma biblioteca incrível, e como fui alfabetizada na Escola São José, ali tive meu primeiro contato com livros infantis”, conta. Aos 17 anos, quando aluna de Magistério, escreveu seu primeiro livro, o manuscrito A Princesinha Marta, publicado anos depois – hoje é um dos seus títulos de referência. A literatura infantil sempre esteve presente na carreira de Lourdes, sendo que ela demonstra amor especial por este público. “Senti que era importante escrever para crianças. Depois, fui sentindo a importância do contato com alunos e não abri mais mão disso”, frisa.
A autora adianta que sua 14ª obra está ‘no forno’ e deverá ser lançada na Feira do Livro de Caxias e de Flores. Com título provisório de Uma História de Amor, o livro infantil conta a história de um casal de calopsitas com base em Juli, um calopsita macho adquirido por Lourdes que virou personagem. Para ela, participar de uma Feira do Livro é uma forma de estimular o interesse pela leitura e a integração com atividades artísticas. “Essa divulgação antecipada é muito importante para que as escolas e a população se mobilizem. É uma oportunidade de despertar a vontade de ler mais e escrever melhor”, enfatiza a madrinha.
Organização
A programação da Feira do Livro de Flores da Cunha está em fase de formulação. O evento será realizado de 21 a 25 de outubro, no Parque da Vindima Eloy Kunz. A diretora de Cultura, Lorete Paludo, destaca algumas reformulações: “Além da data e do local, alguns quesitos na formatação serão conferidos nesta edição. A presença de escritores, de livreiros e interações artísticas compõem as atividades previstas para escolas e público em geral”.

