Na primeira sessão extraordinária de 2026, a Câmara de Nova Pádua aprovou por unanimidade um projeto de lei que transforma o que antes era simbólico em política oficial. A Prefeitura passa a custear transporte, hospedagem, alimentação, cursos, salão de beleza e vestimentas das soberanas do município sempre que estas representarem o Pequeno Paraíso Italiano em eventos locais, regionais ou nacionais. A iniciativa foi encaminhada pelo Executivo e assinada pela prefeita em exercício, Renata Zampieri, que conhece o rito de perto, já que ela própria foi princesa da 14ª Feprocol.
A medida, que estabelece que todos os gastos sejam formalmente justificados e tramitados pela Secretaria de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, é vista como um gesto de valorização da tradição paduense e também como um sinal do peso simbólico das soberanas dentro da política cultural do município.
— O objetivo do Executivo é autorizar legalmente o uso de recursos públicos, reconhecendo o caráter representativo, cultural e institucional das soberanas na divulgação do município, dos eventos e tradições, garantindo transparência e segurança jurídica para a administração — explica a vice-prefeita Renata.
— A aprovação do projeto contribui para a valorização da nossa cultura e a divulgação da festa, porque permite que as soberanas atuem de forma adequada como representantes oficiais do município, participando dos eventos, dos encontros e divulgações em outras localidades. Isso amplia a visibilidade da Feprocol, atrai visitantes e estimula o turismo e a nossa economia — completa.
Suporte garantido
Para quem está na linha de frente da festa, o reconhecimento do município é a garantia de estrutura e condições para atuar de forma plena nas atividades da Feprocol.
— É sempre uma honra poder representar a nossa maior festa e sempre será motivo de orgulho para mim. Tendo o apoio, agora formal, mostra que o poder público incentiva e acredita na importância da nossa atuação à frente da festa, na divulgação da nossa cultura. O custeio faz toda a diferença, porque todas essas atividades envolvem deslocamento, tempo e preparação, e esse apoio financeiro nos permite participarmos de forma mais ativa — afirma a rainha da 15ª Feprocol, Erika Scarot Bernardi.
Para a princesa Milena Chiarani, a participação em eventos oficiais ganha mais segurança e estrutura.
— Sinto-me muito honrada e orgulhosa em poder representar o nosso município na Feprocol e em outros eventos da região. Representar Nova Pádua é uma grande responsabilidade, mas também uma alegria imensa. Essa nova organização da prefeitura garante que possamos participar de eventos que elevem o nome do nosso município, representando-o como sempre fizemos, mas agora com um respaldo legal para as despesas durante esses momentos de divulgação.

