Home Notícias História do Travessão Alfredo Chaves agora em livro

História do Travessão Alfredo Chaves agora em livro

Primeira obra do projeto ‘Resgate Histórico das Comunidades’ será lançada domingo, dia 23, no salão da comunidade
Capa da obra.

A comunidade do Travessão Alfredo Chaves festeja neste domingo, dia 23, com a festa de Nossa Senhora de Fátima, o lançamento do livro 1884 – 2009: 125 anos de colonização do Travessão Alfredo Chaves. O lançamento ocorre às 11h e após o almoço haverá sessão de autógrafos. A obra foi selecionada no concurso Memória Histórica e Cultural, sendo o primeiro livro publicado dentro do projeto Resgate Histórico das Comunidades – que também está produzindo a história do distrito de Mato Perso.

De autoria da professora de História e pesquisadora Gissely Lovatto Vailatti, a obra teve a parceria de uma equipe de pesquisadores da comunidade do Alfredo Chaves – Alfeu Scortegagna, Antonio Alvise Mioranza, Benedetto Ferrarini, Gilson Tiago Deboni, Helena Reginato, Jayme Viapiana e Plínio Mioranza. O livro é um resgate de toda comunidade do Travessão, as entidades, os marcos mais importantes, além de trazer uma genealogia histórico-fotográfica de cada família da localidade, surgida em 1884. “O Travessão Alfredo Chaves tem uma rica história, que é muito mais expressiva do que aparentemente se tem conhecimento dentro do contexto municipal, especialmente nos primórdios da colonização. Escrevê-la e disponibilizá-la para os que lá vivem e para os que de alguma forma estão ligados à localidade é imortalizar um pouco dos saberes e dos fazeres de ao menos quatro gerações. Sobretudo, é dar conhecimento, da importância daquela localidade para o desenvolvimento econômico e social desde o tempo da antiga Caxias”, afirma Gissely.

Segundo a Secretária de Educação, Cultura e Desporto, Claudete Gaio Conte, o projeto é valiosíssimo. “Se não registrarmos os acontecimentos e ações que fazem parte da história das nossas comunidades, seu desenvolvimento e crescimento, corremos o risco de perdê-las”, diz. O livro de 500 páginas foi editado pela Editora Novo Ciclo e cada família moradora da localidade receberá um exemplar. A obra também estará disponível para empréstimo nas bibliotecas escolares e nas bibliotecas municipais de Flores da Cunha e Caxias do Sul e na da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Leia Mais

Compartilhe:

Mais Notícias

Outras notícias:

plugins premium WordPress
Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?

Entrar na sua conta