Home Notícias Grupo Conviver comemora 25 anos de integração

Grupo Conviver comemora 25 anos de integração

Projeto voltado aos idosos com mais de 60 anos em Flores da Cunha foi criado em 1988 e atualmente tem 230 participantes
Dorotéia e Aparecida são coordenadoras voluntárias há duas décadas.

No início, o encontro era um chá da tarde, com atividades e apresentações teatrais realizadas em um espaço que se chamava Casa do Idoso. A participação da comunidade cresceu e o espaço ficou pequeno. As reuniões migraram para o salão paroquial e hoje 230 pessoas integram o projeto Conviver. Fundado em 13 de abril de 1988, o grupo completa 25 anos integrando pessoas com mais de 60 anos.

As atividades se iniciaram sob a coordenação de Alina Araldi, e até hoje ocorrem semanalmente todas as quartas-feiras à tarde. Posteriormente os coordenadores foram Zilda Falavigna, Mari Siqueira e Cláudio Bedin. A diretora do Departamento de Cultura da prefeitura, Lorete Paludo, enaltece o projeto, considerando a sua importância para a cidade e principalmente para os frequentadores. “Quando eles estão aqui estão muito felizes. Eles vivem este momento como único. Como o próprio nome sugestiona, eles aprendem a conviver”, destaca Lorete.

Lígia Pedron Vanelli é coordenadora do projeto há quatro anos e sente-se orgulhosa em poder realizar esta função. “Faço com muito amor, é uma troca de carinho e de amizades”, destaca. Quanto ao grupo ela ressalta que poucos completam 25 anos em ritmo tão crescente quanto o Conviver. Em 2011, o projeto lançou um livro intitulado A Sublime Arte de Envelhecer. “Eles sempre me contam muitas histórias, então este livro foi para reuni-las e poder compartilhar com todos”, comenta Lígia. Para 2013 a coordenadora adianta que está prevista outra obra a partir das experiências do grupo, com o título Dicas, receitas e provérbios.

Quem quiser participar do projeto deve ter 60 anos ou mais e estar no salão paroquial nas quartas-feiras à tarde. No dia 12 de junho haverá uma sessão solene da Câmara de Vereadores em homenagem às bodas de prata do programa, a ser realizada às 14h, no salão.

Histórias de envolvimento
Dorotéia Basso dos Reis, 71 anos, e Aparecida Demoliner Sandi, 73 anos, integram o grupo de coordenadores voluntários do Conviver. Elas realizam esta função há 20 anos. “É uma experiência de vida. Vimos o projeto crescer, e ainda estamos com disposição para poder ajudar”, salienta Dorotéia. Ambas pretendem continuar a incentivar os ‘iniciantes’. “Conhecemos muita gente esses anos todos, é uma troca incrível”, completa Aparecida.

Ignes Dal Fre tem 79 anos e frequenta o Conviver há mais de duas décadas. “Só não venho quando estou doente. As horas que eu passo aqui são muito divertidas, foi aqui que eu aprendi a dançar”, destaca Ignes. Um dos momentos mais importantes foi quando ela recebeu a faixa de ‘Vovó do Ano’. “Me candidatei duas vezes e acabei ganhando”, brinca. O casal José Marcon, 77 anos, e Rosa Moresco Marcon, 78 anos, participa do projeto há quatro anos – participam de todas as atividades, seja ela qual for. “Adoramos a parte física, de dançar e viajar”, destacam. Outro casal, Valmor e Selene Scopel, de 65 e 62 anos respectivamente, começaram a participar neste ano e já estão integrados ao grande grupo. “Animamos as missas, tanto na nossa comunidade quanto aqui. É um prazer poder participar”, comenta Valmor.


Leia Mais

Compartilhe:

Mais Notícias

Outras notícias:

plugins premium WordPress
Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?

Entrar na sua conta