Home Destaque De forma inédita, Flores da Cunha sediará a Abertura Nacional da Colheita da Uva

De forma inédita, Flores da Cunha sediará a Abertura Nacional da Colheita da Uva

O evento está marcado para o dia 20 de janeiro (terça-feira) na Vinícola Luiz Argenta
(Foto: Diego Tonet/ Divulgação)

Flores da Cunha, o município que desde 1994 ostenta o título de maior produtor de vinhos do país sediará, pela primeira vez, uma abertura oficial do período de colheita da uva.

O evento está marcado para o dia 20 de janeiro (terça-feira) na Vinícola Luiz Argenta, e reunirá autoridades, o setor vitivinícola e agricultores para momentos de celebração da economia da uva e seus derivados.

O prefeito municipal, César Ulian, destaca que sediar a Abertura Nacional da Colheita da Uva é o reconhecimento de uma história escrita por gerações que aprenderam, na terra, a viver e a prosperar:

– Em Flores da Cunha, a vindima é trabalho, união e tradição que atravessam o tempo, fortalecem a economia e mantêm viva a identidade de um povo profundamente ligado à uva.

22% das vinícolas ativas são florenses

Somente no ano de 2025 Flores da Cunha alcançou uma produção de 184 milhões de litros de vinho e derivados da uva. No Rio Grande do Sul, aproximadamente 22% das vinícolas ativas são florenses.

Além dos mais de 200 produtores de vinho, o município possui por volta de 1,5 mil famílias produtoras de uva. O volume da fruta colhido em uma única safra e recebido de outras regiões confere ao município a maior vindima do Brasil. Números que também acabam impactando positivamente no enoturismo local, que apresenta experiências autênticas.

O título de Capital Nacional da Vindima

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei n° 4469/2025, de autoria do deputado federal Afonso Hamm (PP). A proposta visa conferir, oficialmente, ao município o título de Capital Nacional da Vindima, reconhecendo sua importância para a vitivinicultura brasileira.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Inovação, Tiago Centenaro Mignoni a medida é um reconhecimento histórico:

– O título valoriza os nossos agricultores e as nossas indústrias, que transformam a uva em vinhos, espumantes e sucos. Também reconhece quem trabalha com o turismo, entregando experiências à comunidade e aos visitantes. Em 20 de janeiro de 2026 nos encontraremos para celebrar a Abertura Nacional da Colheita da Uva em Flores da Cunha.

Leia Mais

Compartilhe:

Mais Notícias

Outras notícias:

plugins premium WordPress
Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?

Entrar na sua conta