Até onde pode chegar um filme estudantil? Para os alunos da Escola Estadual São Rafael, a resposta ganhou um novo significado neste ano. O curta-metragem “Como (não) arranjar um namorado”, vencedor do Astro 2025, foi selecionado para a II Mostra Nacional de Cinema Estudantil Educavídeo, que integra a programação do tradicional Festival de Cinema de Gramado.
Mais de 120 produções de todo o país estavam concorrendo a apenas 10 vagas na mostra, e uma delas foi conquistada pelo curta-metragem produzido pelos estudantes florenses. A exibição está marcada para o dia 12 de agosto, no Palácio dos Festivais, onde também ocorre a cerimônia de premiação.
Ao todo, o curta concorre em 10 categorias, incluindo melhor filme, direção, roteiro, atuação e júri popular. O feito representa um marco para o projeto Astro, que há mais de duas décadas incentiva a produção audiovisual entre estudantes do Ensino Médio.
— Estar dentro de uma mostra como essa é motivo de muito orgulho e reforça a qualidade do trabalho que desenvolvemos. Significa muito para nós. É a visibilidade de um projeto que realizamos há mais de 27 anos e que agora ganha repercussão na principal vitrine do cinema nacional — destaca a coordenadora do Astro, Taísa Verdi.
Na avaliação da coordenadora, o reconhecimento também reafirma o papel da escola pública na promoção da cultura e da arte.
— Isso nos enche de orgulho e reforça o propósito do Astro: renovar, a cada ano, a qualidade das produções e oferecer aos alunos uma experiência real com o audiovisual — completa.
“Alçar voos ainda maiores”
Dirigido pelo estudante Breno Panizzon Carpeggiani, 17 anos, o curta-metragem “Como (não) arranjar um namorado” foi destaque na edição de 2025 do Astro com a conquista de 10 categorias e 12 estatuetas — os chamados astritos. Entre os prêmios, estão o de melhor filme, direção, ator principal, fotografia e canção original.
Para Breno, ver o trabalho ganhar novos espaços é uma experiência difícil de traduzir em palavras.
— É um sentimento indescritível. Vejo essa seleção como algo muito além da realização de um trabalho árduo, mas como uma oportunidade para o filme alçar voos ainda maiores. “Como (não) arranjar um namorado” é quase um patrimônio para nós. Com o tempo, ele só ganha mais valor — exalta.
Para participar da mostra em Gramado, o filme precisou passar por um processo de adaptação. A versão original, com cerca de 18 minutos, foi reduzida para aproximadamente 10 minutos, conforme as exigências do regulamento.
— Sabíamos que precisaríamos cortar partes importantes, mas aceitamos o desafio — conta Breno.
O trabalho de edição foi realizado em parceria com o produtor caxiense Leandro Foscarini, que auxiliou a ajustar o ritmo da narrativa sem comprometer a essência da obra.
— Tivemos que abrir mão de cenas que eram muito significativas para nós, mas conseguimos manter a identidade do filme, principalmente sua pegada dinâmica e divertida — revela Breno.

