A pouco mais de um mês da abertura oficial da 15ª Festa Colonial da Uva (Fecouva) e 5ª Festa do Moranguinho, a divulgação do evento já ultrapassa as fronteiras de Otávio Rocha. Desde o início de janeiro, a rainha Maísa Molon e as princesas Karina Calgaro e Tainara Molon percorrem municípios da Serra e de outras regiões do Rio Grande do Sul, levando ao público informações sobre a programação e o significado histórico de uma das festas mais tradicionais de Flores da Cunha, que em 2026 celebra 60 anos de história.
Para a rainha, Maísa Molon, a agenda cheia tem ampliado o senso de responsabilidade da corte com a festa e com a comunidade que a construiu ao longo das décadas.
— A divulgação nos municípios tem sido um momento muito especial. Cada lugar tem suas particularidades, mas todos nos recebem com muito carinho. É uma oportunidade de levar a história da nossa festa e o legado que a comunidade construiu — destaca.
Além de divulgar o evento, o trio também vivencia trocas culturais ao longo do percurso.
— Em cada visita, aprendemos muito. Os municípios compartilham suas histórias e suas festas, o que gera troca, conhecimento e curiosidade. Saímos com a sensação de cumprir nosso compromisso com a Fecouva e, ao mesmo tempo, de voltar mais ricas em experiências — completa Maísa.
Acompanhe a agenda das soberanas
O trabalho fora do município começou no dia 10 de janeiro, com ações no Litoral Norte, passando por Torres, Arroio do Sal e Capão da Canoa. Até o fim do mês, o trio deve percorrer 26 municípios, divulgando as datas, a programação e a origem da Fecouva, que remonta a 20 de fevereiro de 1966, data da inauguração da Igreja Matriz São Marcos, em Otávio Rocha.
No último fim de semana, a divulgação incluiu ações dentro do próprio município. As soberanas visitaram o comércio de Flores da Cunha e conversaram com empresários e moradores. Já no sábado (24), participaram do Paleta Atlântida, maior churrasco ao ar livre da América Latina, em Xangri-lá, evento de grande circulação de público. E no domingo (25), a presença na missa da Igreja Matriz São Marcos reforçou o vínculo histórico da festa com a religiosidade.
Porém, a agenda segue intensa. Nesta sexta-feira (30), a corte participa do Encontro das Soberanas, em Nova Roma do Sul. No próximo fim de semana, também estão previstas visitas a entidades do setor vitivinícola e empresarial, como a Associação Brasileira de Enologia, Consevitis, Uvibra e os CICs de Bento Gonçalves e Caxias do Sul, além de passagens por rotas turísticas como Altos Montes, Mato Perso, Caminhos do Alfredo e Passo do Vinho. O roteiro inclui ainda a visita à Festa do Figo, em Nova Petrópolis, no domingo (1º).
A 15ª Fecouva e 5ª Festa do Moranguinho ocorre nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro e 27 e 28 de fevereiro e 1º de março. A programação inclui o tradicional Menarosto, jogos coloniais, vinhos da região e os desfiles de carros alegóricos.

