Aproximar a comunidade da música instrumental, levando cultura para diferentes bairros e distritos da Terra do Galo. É com este objetivo que a Banda Florentina realiza nesta sexta-feira (28) e sábado (29) as duas últimas apresentações do projeto “As Quatro Estações”.
A iniciativa surgiu para comemorar as seis décadas de atividades da banda e já realizou duas apresentações nos meses de junho e agosto, com repertórios dedicados ao outono e inverno, respectivamente. Neste fim de semana será a vez de celebrar a primavera e a chegada do verão.
O show de primavera ocorre nesta sexta-feira (28), às 20h, no salão da comunidade de Mato Perso, quarto distrito de Flores da Cunha. O repertório reúne músicas relacionadas ao universo pop, folk e country, incluindo obras como Man! I Feel Like a Woman! (Shania Twain), Take Me Home, Country Roads (John Denver), Walk of Life (Dire Straits) e canções brasileiras como Pintura Íntima (Kid Abelha) e Uma Brasileira (Os Paralamas do Sucesso).
No sábado (29), às 22h, a banda antecipará o show de verão no salão comunitário do bairro União. O programa combina rock, mpb e pop. Entre as músicas interpretadas estão I Will Survive (Gloria Gaynor), The Best (Tina Turner), Sossego, Que Beleza, O Descobridor dos Sete Mares e Não Quero Dinheiro (Tim Maia), além de A Sombra da Maldade (Cidade Negra) e Tão Seu (Skank).
O projeto foi programado para ocorrer em comunidades onde a circulação desse tipo de atividade cultural é menos presente no calendário local, ampliando o diálogo com práticas já existentes nas regiões.
As apresentações deste fim de semana encerram o ciclo “As Quatro Estações”, iniciativa que propõe ampliar o acesso à música e aproximar o público do trabalho da banda por meio de repertórios temáticos. Os eventos contam com tradução em Libras e entrada gratuita.
O maestro da Banda Florentina, Vinícius Martins Fioreze, destaca a satisfação de poder realizar esse projeto, que é financiado pelo Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) e pelo Ministério da Cultura.
— Encerrar o projeto “As Quatro Estações” é fechar um capítulo muito bonito e importante da história da Florentina. Chegar ao fim deste ciclo traz um misto de gratidão e realização. O projeto nos trouxe desafios musicais diferentes, mudando nossa forma de performar e interagir com o público. Cada apresentação nos transformou e reforçou a força da música como ponte com o público — opina Fioreze, ao mesmo tempo em que adianta que a banda já está com novos projetos em vista para 2026.

