Home Destaque Após acidentes, trevo de Lagoa Bela será discutido em encontro de vereadores com a concessionária da ERS-122

Após acidentes, trevo de Lagoa Bela será discutido em encontro de vereadores com a concessionária da ERS-122

Comunidade está convidada a se manifestar no encontro da próxima terça-feira (9), às 19h

A Câmara de Vereadores solicitou uma reunião com a concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) para tratar da “situação de risco” no acesso à comunidade de Lagoa Bela, na ERS-122, em Flores da Cunha. O encontro foi agendado para a próxima terça-feira (9), às 19h, na sede do Legislativo. A comunidade está convidada a participar.

O pedido ocorreu após a sequência de acidentes no km 96 no mês de novembro. Na manhã da última terça-feira (2), uma nova colisão ocorreu quando uma EcoSport azul utilizou o acostamento e tentou cruzar a pista, momento em que houve a batida com uma Ranger preta que vinha no mesmo sentido para Antônio Prado. Felizmente, o acidente resultou apenas em danos materiais.

(Crédito: Caminhos da Serra Gaúcha, Reprodução)

O ofício da Câmara de Vereadores à CSG foi enviado no dia 19 de novembro, assinado pela presidente Silvana De Carli (PP). O pedido considera “a preocupação expressa pelos moradores” e solicitou uma data para uma reunião para “alinhar esforços e avaliar possibilidades para antecipação da referida obra junto ao Governo do Estado”. A CSG sugeriu a próxima terça-feira e confirmou que estarão presentes o diretor de investimentos, Marcos Gruba, e o gerente de engenharia, Paulo Negrini.

A obra referida no ofício é a “adequação de uma rotatória” já prevista no contrato assinado entre a CSG e o Governo do Estado. Este investimento está previsto entre os anos 4 e 5 da concessão. Como 2025 é o “ano 3” da concessão, a melhoria do trevo de Lagoa Bela deve ser feita até 2027. Contudo, a concessionária quer adiar o planejamento em razão dos gastos com as obras emergenciais causadas pela chuvarada histórica de maio do ano passado.

Pressão para “cumprir o contrato”

Duas semanas atrás, na sessão ordinária do dia 17 de novembro, portanto dois dias antes do ofício enviado à CSG, os vereadores debateram o perigo iminente no trevo de Lagoa Bela. O vereador Valdecir Paulus (MDB) foi o primeiro a se manifestar, lembrando a luta da comunidade por esta obra. Ele citou os três acidentes ocorridos no último final de semana.

— Cabe a nós, como poder público, correr atrás de uma solução para isso. Tempos atrás, pessoas já perderam a vida neste local. Cabe a nós evitar isso. O município está crescendo, o movimento está cada vez maior e é de suma importância fazermos algo — declarou na ocasião.

Na sequência, outros parlamentares defenderam a necessidade de uma intervenção na rodovia estadual. O vereador Claudimir Kremer Alemão (MDB) citou também o trevo para Nova Pádua como local de risco.

— A comunidade está preocupada. Precisamos juntar forças e trazer alguma solução. Só em Flores da Cunha não vemos viadutos. Temos dois trevos perigosos. Ali, no sentido de Nova Pádua, há mais de um quilômetro de fila para atravessar. Precisamos dar mais segurança aos moradores — declarou o emedebista.

O líder de governo, Deivid Schenato (PP), afirmou que a Prefeitura atua na situação:

— Concordo que é uma extrema urgência e necessidade. Está incluído no cronograma da CSG, mas eles estão pedindo prorrogação em razão dos gastos com as obras de emergência das enchentes. A Prefeitura não quer que isso aconteça e acredito que vale fazermos um movimento como Câmara também para que este prazo seja cumprido — afirmou o progressista, que foi acompanhado pelo colega de partido Diego Tonet (PP):

— Enxergo algumas armadilhas nessa via, e não são somente os trevos. Não podemos aceitar que falem sobre aumento de tarifa. Arrecadação já tem! É hora de fazer o mais urgente possível.

Leia Mais

Compartilhe:

Mais Notícias

Outras notícias:

plugins premium WordPress
Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?

Entrar na sua conta