Home Destaque “2026 será um ano muito desafiador”, afirma presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública

“2026 será um ano muito desafiador”, afirma presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública

Entidade completa quatro décadas em 2026 destacando avanços na segurança pública e projetando mudanças na gestão e nas ações comunitárias
Giovanni Boscatto é presidente do Consepro, que completa quatro décadas de atuação (Foto: Divulgação)

Com a missão de ouvir a comunidade e levar seus anseios aos órgãos de segurança, o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) de Flores da Cunha completará quatro décadas de atuação em agosto de 2026.

Presidente da entidade há cinco anos e na metade de seu terceiro mandato, o coordenador de TI Giovanni Arraldi Boscatto, 53 anos, lembra que teve conhecimento do Consepro por meio do Lions Clube, outro grupo do qual ele faz parte. Inicialmente ele conta que foi indicado para o cargo de 1º secretário e, posteriormente, assumiu a presidência da entidade.

— Temos por objetivo auxiliar o município a gerir a segurança pública e fomentar ações sociais que beneficiem a segurança da nossa comunidade. (Entre as principais atividades desenvolvidas) gerimos as verbas de repasse da Prefeitura e as doações da comunidade destinadas aos nossos batalhões e à Delegacia — elenca Giovanni Arraldi Boscatto.

Atualmente o Consepro é formando por seis membros, cada um indicado por entidades da cidade, mais dois conselheiros fiscais, um contador e uma executiva, totalizando um grupo de 10 pessoas.

“É nítido o avanço que tivemos na segurança pública”

O presidente da entidade define o ano de 2025 como “produtivo, de consolidação e alinhamento” entre os órgãos públicos de segurança, neste contexto, Boscatto destaca o papel da Guarda Civil Municipal (GCM):

— É nítido o avanço que tivemos na segurança pública com a criação da Guarda Municipal (a posse da primeira turma de agentes ocorreu em fevereiro de 2024) e com o cercamento digital, o que só aumentou a integração entre os órgãos de segurança da cidade. Mas buscamos sempre o aumento de nossos efetivos para darmos à nossa comunidade a certeza da qualidade da segurança pública — opina.

Para isso, a ação de trânsito realizada em conjunto com a GCM e a Brigada Militar já está confirmada para 2026, ano que também deve ser de reestruturação de algumas atividades.

— 2026 será um ano muito desafiador, pois vamos programar para que seja realizado o rodízio das entidades na presidência do Consepro, por entendermos que seja salutar para a entidade como um todo. Vamos reformular os projetos, como o Seminário Vida Valores e Cidadania que realizamos junto às escolas do município, e ampliar nossa ação de trânsito realizada antes das férias de final de ano — prospecta Boscatto.

Leia Mais

Compartilhe:

Mais Notícias

Outras notícias:

plugins premium WordPress
Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?

Entrar na sua conta