Home Destaque Novo prédio do Centro de Saúde contabiliza 1,6 mil atendimentos em dois meses

Novo prédio do Centro de Saúde contabiliza 1,6 mil atendimentos em dois meses

Estrutura oferece mais conforto a atendimentos especializados, como saúde da mulher e pediatria
Márcio Rigotto é um dos profissionais que atende no Centro de Saúde (Foto: Karine Bergozza)

Dois meses após ter sido inaugurado, o novo prédio do Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi já faz a diferença na rotina dos florenses. Os mais de 1 mil metros quadrados divididos em quatro andares oferecem novos espaços para saúde da mulher, pediatria, psicologia, assistência social, nutrição e odontologia.

A secretária de Saúde, Jane Paula Baggio, observa que a ampliação trouxe mudanças significativas na organização e no atendimento:

— Conseguimos redistribuir melhor os serviços, ampliar o acolhimento e oferecer ambientes mais adequados para consultas, procedimentos e atendimentos multiprofissionais. Isso resulta em um conforto maior para a comunidade, redução do tempo de espera e melhores condições de trabalho para as equipes — relata.

Jane define a procura pelos serviços oferecidos no novo prédio como “bastante expressiva”. Prova disso é que, desde a inauguração, em 4 de outubro, até o fim de novembro foram contabilizados 1,6 mil atendimentos entre consultas médicas em ginecologia e obstetrícia, além da pediatria.

— A comunidade acolheu muito bem a nova estrutura. Percebemos um fluxo constante de usuários nas diversas áreas do Centro de Saúde. A reorganização dos serviços contribui para aumentar a adesão aos atendimentos e fortalecer o vínculo das pessoas com a atenção primária — destaca a secretária de Saúde, que argumenta que o número de atendimentos também é significativo nos serviços de enfermagem, psicologia e nutrição.

Melhorias na ginecologia e pediatria

Uma das mulheres atendidas pelo ginecologista Márcio Rigotto foi a operadora de máquinas Jéssica Cavalcante, 30 anos. A mãe do primeiro bebê do ano, Isaías Levi de Miranda Cavalcante, nascido em janeiro, buscava uma consulta de rotina.

— Achei (o novo espaço) muito interessante, bem acomodado, é algo mais reservado para as mulheres, achei bem legal — destaca Jéssica.
Ponto de vista que é compartilhado pela pintora Anice Ascari, 37 anos.

— Vim pela manhã, peguei a ficha e estou aguardando consulta, não precisei marcar horário. Costumo trazer meu filho (Nathan, 8) quando está mal, pois o atendimento é ótimo. (Com a ampliação) ficou melhor, bem mais espaçoso e bonito – opina.

Atendimento completo em seu andar

O térreo do Centro de Saúde é exclusivamente dedicado à saúde da mulher em todas as idades, com oferta de serviços de ginecologia e obstetrícia. Desde sua inauguração as mulheres não precisam mais se dirigir à triagem do prédio original, onde compartilhavam o ambiente com pacientes de clínica geral, para depois serem atendidas.

— Como o prédio novo possui recepção própria, as mulheres devem ir diretamente ao térreo para retirar a senha. Em seguida, passam por triagem e avaliação inicial da equipe de enfermagem e aguardam a consulta com o médico — explica a diretora e responsável técnica do Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi, Elaine Teresinha Rodrigues da Silva.

Com o intuito de garantir um atendimento completo e humanizado, o pavimento conta com recepção, sala de acolhimento e triagem, consultórios médicos e sala de exame ginecológico. Estrutura que permite tornar o atendimento mais ágil e acolhedor.

As melhorias também incluem a presença de um médico por turno, responsável por atendimentos ginecológicos e obstétricos; um enfermeiro exclusivo para suporte à saúde da mulher e técnicos de enfermagem que auxiliam conforme necessidade.

Serviços Oferecidos para a Saúde da Mulher

  • Consultas médicas de ginecologia e pré-natal
  • Prescrição e administração de medicamentos
  • Solicitação de exames laboratoriais e de imagem
  • Acompanhamento de gestantes
  • Orientações sobre planejamento familiar, saúde sexual e reprodutiva.

Para os pequenos

Pais aguardam com seus filhos por atendimento da pediatra Josianne Soustruznik Porto (Foto: Karine Bergozza)

O segundo andar é destinado à saúde de crianças de 0 a 12 anos e serviço de nutrição. No setor pediátrico atua um médico por turno, inclusive no período vespertino, e há um enfermeiro exclusivo para a saúde da criança, além de técnicos de enfermagem que dão suporte sempre que necessário. Características que permitem tornar o atendimento mais confortável e eficiente.

(Para serem consultados) os pais retiram a senha na recepção central, após a criança é encaminhada para a ala pediátrica, passa por triagem com a enfermeira da saúde da criança e aguarda a consulta médica — detalha Elaine.

O pavimento é estruturado com sala de acolhimento e triagem, sala de observação e administração de medicação, consultórios médicos e espaço para acompanhamento de puericultura (desenvolvimento de bebês e crianças pequenas). O planejamento foi feito para as famílias não precisarem ir a outros ambientes para completar o atendimento.

Serviços Oferecidos para a Saúde da Criança

  • Consultas médicas de atenção básica
  • Prescrição e administração de medicamentos
  • Solicitação de exames
  • Acompanhamento de puericultura e pesagem de bebês
  • Consultas de enfermagem

Para consultar

Para ser atendido no Centro de Saúde é necessário ter em mãos o Cartão Nacional de Saúde (cartão SUS) atualizado e um documento com foto.

As consultas eletivas na ginecologia e obstetrícia são agendadas sempre na última quarta-feira do mês, pelo telefone (54) 3292-6800. As consultas de puericultura são agendadas diretamente no serviço e também atendendo a demanda espontânea. Caso haja necessidade de encaixe ou de avaliação prévia, a equipe de enfermagem orientará o usuário conforme o fluxo estabelecido.

A opinião dos florenses sobre o novo prédio:

Hoje é minha primeira vez aqui no prédio novo. Está bom, muito bom, evoluindo cada vez mais. Só melhorou, com certeza vou continuar vindo aqui sempre. Faz quase 40 anos que faço minhas consultas aqui“. Ivone Zanella, 48 anos, agricultora

Eu percebi (mudança) na questão do horário, antes tinha que chegar até as 7h agora pode chegar até as 8h para ser atendida. Mesmo se a gente agenda, antes tinha um horário bem mais cedo, agora pode chegar até uma hora depois. Eu acho que melhorou bastante, já era bom e agora ficou melhor ainda“. Gisele Pereira Costa, 37 anos, analista fiscal

Antes eu era de Caxias (do Sul), daí me mudei para cá há um ano. No começo quando não tinha Cartão SUS o pessoal complicou um pouco (para atender), mas depois deu tudo certo. (O espaço) está muito melhor. Não precisa ficar lá junto com todo mundo, ficar aglomerado com todo mundo. Para mim melhorou muito, a gente até escuta melhor a pediatra e as gurias da triagem chamarem“. Stefany Silva Batista, 23 anos, autônoma com a filha Manuela, de 1 ano

O atendimento está bem bom, agora com esse espaço novo ficou bem bom também, está ótimo! Gostei bastante, ainda não tinha vindo aqui, faço as consultas ginecológicas no bairro União e vim para fazer a primeira consulta dele (Davi Luca)” Paloma Victória, 24 anos, auxiliar de expedição, com o marido Daniel e o filho, Davi Luca, de 13 dias

 

Ivone Zanella (Foto: Karine Bergozza)
Gisele Pereira Costa (Foto: Karine Bergozza)
Paloma Victória e Daniel (Foto: Karine Bergozza)
Paloma Victória e Daniel (Foto: Karine Bergozza)

Leia Mais

Compartilhe:

Mais Notícias

Outras notícias:

plugins premium WordPress
Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?

Entrar na sua conta