O talento e a dedicação dos estudantes de Nova Pádua foram celebrados na Câmara de Vereadores na noite de segunda-feira (15). Anthony Eduardo Prestes Bunai, Cauã Testolin, Elias Baroni, Gustavo Pelizzer Pilatti, Lucas Scarmin e Tiago Pilatti receberam um Voto de Aplausos pelo desenvolvimento do Projeto Hidroponia na Escola Luiz Gelain, iniciativa que une ciência, tecnologia e sustentabilidade.
O projeto começou em 2024 com a proposta de ensinar técnicas de cultivo de hortaliças sem solo, usando apenas água e nutrientes, e logo se destacou em competições científicas nacionais e internacionais.
— Começou quando a nossa professora nos disse: “Meu sonho seria ter uma hidroponia na escola”. E a partir daí desenvolvemos todo o projeto — relembra Gustavo Pilatti.
Em setembro, o projeto ganhou destaque no Sudamericano de Ciencias y Tecnologías em Assunção, no Paraguai.
— No Paraguai, todos chegavam de malas para arrumar os estandes, e nós só com o nosso cartaz. Começamos a pensar: “vai ficar feio pra nós”. Conseguimos um pano verde com a organização e deixamos nosso espaço apresentável. Cada nova pessoa que chegava era um desafio para nós, por conta da língua — contou Pilatti.

