A 29ª edição do Sinos de Natal está a todo vapor em Flores da Cunha. Porém, mesmo com o encerramento se aproximando, ainda há momentos significativos previstos.
O Sinos de Natal segue levando o clima natalino para as ruas por meio das atrações culturais. Entre elas está o Cortejo de Natal, realizado junto à Cia Garagem de Teatro, que percorre diferentes pontos da cidade e promove o encontro direto entre os artistas e os florenses.
O proprietário da companhia, Jânio Quadros, explica que a proposta do cortejo é justamente romper barreiras e aproximar a arte do cotidiano das pessoas.
— O cortejo funciona como uma forma de democratizar a arte. A gente sai caminhando pelas ruas, e as pessoas escutam de longe e quando a gente encontra as pessoas na rua, o sorriso muda — relata.
A interação com o público é um dos principais diferenciais da atração, especialmente por alcançar pessoas que, muitas vezes, estão envolvidas na rotina do trabalho e acabam não percebendo a chegada do Natal.
— O espírito de Natal muda o coração das pessoas. A música anima, as pessoas ficam mais receptivas, querem tirar fotos, fazer vídeos, e isso é muito gratificante para nós. Quem quiser pode vir junto, pegar uma toquinha de Natal e caminhar com a gente. É para fazer festa, dar um abraço em quem não conhece. Todo mundo está convidado — reforça.
“Que a esperança renasça no coração das pessoas”
Além do Cortejo natalino, a programação religiosa de fim de ano segue até 1° de Janeiro. A Missa do Galo é um dos principais destaques, celebrada tradicionalmente na véspera de Natal, às 20h, em frente à Igreja Matriz. Em formato de missa campal, o momento simboliza a preparação espiritual para a celebração do nascimento de Jesus. Para o frei Jadir Segala, responsável pela paróquia, o Natal deste ano assume um significado ainda mais profundo.
— Vivemos momentos difíceis. Com a questão ambiental e o desastre ocorrido em Alfredo Chaves, muitas pessoas acabam perdendo o ânimo e deixando de lado a esperança. O Natal precisa ser um momento em que essa esperança renasça no coração das pessoas, para que recuperem suas energias e se aproximem ainda mais de Deus — destaca o frei.
A reflexão proposta por ele neste Natal está em sintonia com o tema trabalhado pela paróquia ao longo de todo o ano, que incentiva a vivência da fé de forma comunitária e solidária.
— Que o Menino Jesus aproxime as pessoas, para que possamos viver cada vez mais unidos em torno do mesmo ideal, que é viver no amor, na unidade e na solidariedade — acrescenta.
Programação
Quinta-feira (18)
Cortejo Natalino
Local: área central do município
Horário: 18h
Sábado (20)
Cortejo Natalino
Local: área central do município
Horário: 10h
Quarta-feira (24)
Missa do Galo
Local: Largo da Igreja Matriz
Horário: 20h
Quinta-feira (25)
Missa de Natal
Local: Igreja Matriz
Horário: às 9h e às 18h
31 de dezembro (quarta-feira)
Missa de ação de graças
Local: Igreja Matriz
Horário: 19h
1° de janeiro (quinta-feira)
Missa de Ano Novo
Local: Igreja Matriz
Horário: às 9h e às 18h
DINDINHO
Todos os dias até terça-feira (23)
Local: o ponto de partida do dindinho é próximo à estátua de São Pedro, na Avenida 25 de Julho
Horário: 18h30min às 20h30min
CASA DO PAPAI NOEL
Todos os dias até quarta-feira (24)
Local: Praça da Bandeira
Horário: 17h30min às 20h
*A programação do 29° Sinos de Natal de Flores da Cunha está sujeita a alterações sem aviso prévio.

