Flores da Cunha segue mobilizada para a doação de sangue no mês de novembro. A primeira campanha, realizada no dia 5, no Salão Paroquial, foi promovida pelo Banco de Sangue de Caxias do Sul, em parceria com a Prefeitura, o grupo Flores do Bem Voluntariado e a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. A próxima ação ocorre na próxima terça-feira (18), das 8h30 às 16h, organizada pelo Hospital Fátima, em parceria com a Secretaria de Saúde e o Hemocentro Regional de Caxias do Sul.
Para ser um doador de sangue, é necessário atender a alguns requisitos básicos: estar bem de saúde, ter mais de 18 anos (ou apresentar autorização familiar se for menor), apresentar documento oficial com foto, não estar em jejum e pesar mais de 50 kg. Algumas situações podem impedir a doação, como tatuagem ou piercing recente, procedimentos endoscópicos ou colonoscópicos, alergias ou resfriados em atividade, além de alguns medicamentos e cirurgias.
Ações em sequência
Para Nicole Caetano, Supervisora de Relacionamento do Grupo Pulsa, a proximidade das datas das campanhas é explicada pelo planejamento das instituições.
— As duas campanhas que fizemos em Flores foram agendadas por instituições diferentes. A primeira promovida pelo Banco de Sangue de Caxias do Sul e a segunda, organizada pelo Hospital Fátima. Cada ação é organizada por um solicitante distinto, que define a data conforme sua disponibilidade e planejamento. Por isso, eventualmente, podem ocorrer campanhas em datas próximas, mesmo na mesma cidade — explica.
A primeira campanha, realizada no dia 5, contou com excelente participação, reunindo 101 doadores inscritos. Apesar do engajamento da população, os estoques de sangue permanecem críticos.
— Atualmente, os níveis dos estoques de sangue na região estão preocupantes. As doações diminuíram nas últimas semanas, enquanto a demanda hospitalar permanece constante. Neste momento, nossa maior necessidade é das tipagens A+, A-, O+ e O- — alerta Nicole.
As doações realizadas em Flores da Cunha atendem prioritariamente o Hospital Fátima, mas, quando necessário, também são destinadas a outros municípios conforme a demanda e a disponibilidade dos estoques.
O crescimento da participação do município é um destaque positivo.
— O número de doadores em Flores da Cunha vem crescendo nos últimos meses. A cidade demonstra grande engajamento nas ações solidárias, o que se reflete na excelente participação nas campanhas de doação. Esperamos em breve retornar a essa cidade que sempre nos recebe com tanto carinho.
“Cada doação faz uma vida pulsar”
Nicole ressalta ainda que doar sangue é um gesto seguro e que salva vidas:
— O Grupo Pulsa reforça que doar sangue é um ato simples, seguro e que pode salvar até três vidas em uma única doação. Muitas pessoas ainda têm receio por falta de informação, mas o processo é totalmente seguro e realizado por profissionais capacitados e segue rigorosos padrões de segurança.
Ela aproveita para esclarecer alguns mitos sobre a doação:
- “Doar sangue enfraquece o organismo” – não é verdade. O corpo repõe rapidamente o volume de sangue doado.
- “É preciso estar em jejum” – pelo contrário, o doador deve estar bem alimentado, apenas evitando alimentos muito gordurosos nas horas que antecedem a doação.
- “Quem tem tatuagem ou piercing nunca pode doar” – pode sim, desde que tenha passado o período de 06 meses após o procedimento.
- “Doar sangue engrossa o sangue” – também mito; o corpo se mantém equilibrado naturalmente.
- “Quem tem medo de agulha não consegue doar” – o desconforto é mínimo e dura apenas alguns segundos, diante de um gesto que salva vidas.
— Convidamos todos a superarem o medo e a desmistificarem essas crenças. Doar sangue é um ato de amor e solidariedade que transforma vidas, inclusive a de quem doa. Cada doação faz uma vida pulsar! — conclui Nicole.
As doações devem ser agendadas previamente pelo telefone (54) 3292-8500.

