Mesmo tendo sido fortemente atingida pelo tornado do início de dezembro, que deixou um rastro de destruição no Travessão Alfredo Chaves, a Terrasul Vinhos Finos, está com boas perspectivas para a safra da uva 2025/2026.
— A expectativa é de receber o mesmo dos últimos anos, em torno de 2 milhões de quilogramas de uvas de mesa e de 50 mil quilogramas de uvas viníferas, já que recebemos de diversas regiões — explica o enólogo Augusto Stuani Salvador, 34 anos.
O recebimento da fruta começou na semana passada, quando chegaram os primeiros caminhões. O movimento deve seguir intenso até o fim do mês de março.
— Em relação às uvas de mesa, estimamos uma safra dentro da normalidade apesar de algumas perdas de produtores parceiros da vinícola. A qualidade esperada também está dentro da normalidade. A safra está atrasada em relação a outros anos, com dias quentes e noites mais amenas que favorecem uma maturação mais complexa e completa das uvas — informa Salvador.
Os maiores danos da vinícola foram nos tanques de fibra e de inox, e o telhado. O enólogo aponta que o ritmo das reformas é intenso e que, até o momento, todo o telhado da vinícola foi reformado e concluído.
— Muitos dos tanques, infelizmente, não tiveram recuperação, portanto foram adquiridos novos. Toda a parte interna está praticamente pronta e limpa, os forros da área do engarrafamento, laboratório e recebimento de uva foram refeitos. Alguns móveis precisarão ser reformados ou renovados, porém os danos são menores — revela Salvador, acrescentando que também está sendo concluída uma parte dos cercados arrancados ou derrubados pela força do vento.
“Bem-estar a todos”
Desde a passagem do tornado, no início de dezembro, a vinícola Terrasul permaneceu fechada para visitação. Augusto Salvador explica que muitas pessoas estão curiosas com o ocorrido, mas a prioridade é retomar o atendimento podendo oferecer segurança e bem-estar a todos.
— Não há previsão de (quando a vinícola estará) “totalmente pronta”. O que estamos trabalhando, no momento, é para deixá-la o mais funcional e segura possível para receber a uva. Também estabelecemos a reabertura do varejo da vinícola, visitações e ofertas de nossas experiências enoturísticas a partir do dia 2 de março, dia em que a Terrasul completa 30 anos de fundação — destaca o enólogo, que trabalha com o pai, Volmar Salvador.

