Sopa de mandioquinha
Ingredientes
1 kg de mandioquinha (batata-baroa) (cerca de 10 unidades)
1 cebola
1 talo de salsão (sem as folhas)
2 dentes de alho
¼ de xícara (chá) de vinho branco
1,250 litros de água (ou caldo de legumes caseiro)
1 folha de louro
2 colheres (sopa) de azeite
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
bacon dourado em cubos para servir
folhas de manjericão a gosto para servir
Modo de preparo
Lave, descasque e corte as mandioquinhas em rodelas de 1 cm. Lave, seque e corte o talo de salsão em cubinhos. Descasque e pique fino a cebola e os dentes de alho.
Leve uma panela grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, adicione a cebola e o salsão, tempere com uma pitada de sal e refogue por 4 minutos até começar a dourar. Junte o alho, o louro e mexa apenas por 1 minuto para perfumar.
Acrescente o vinho e misture bem com uma espátula, raspando o fundo da panela para dissolver os queimadinhos e evaporar o álcool. Junte as rodelas de mandioquinha, a água e tempere com 2 colheres (chá) de sal e pimenta a gosto. Misture e deixe cozinhar em fogo médio.
Assim que ferver, tampe parcialmente a panela e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, ou até a mandioquinha ficar bem macia – verifique o ponto espetando um garfo.
Desligue o fogo e descarte a folha de louro. Transfira metade do caldo com as mandioquinhas cozidas para o liquidificador e bata até ficar liso. Atenção: segure firme a tampa do liquidificador com um pano de prato para evitar que o vapor quente da sopa ejete a tampa. Transfira para uma tigela e repita o processo com a outra metade da sopa. Sirva a seguir com o bacon dourado, folhas de manjericão e molho pesto.
Para o bacon dourado
Coloque ½ xícara (chá) de bacon em cubos pequenos (cerca de 80 g) numa frigideira e leve ao fogo médio. Mexa de vez em quando com uma espátula, por cerca de 8 minutos, até os cubos ficarem bem dourados — nem precisa acrescentar azeite ou óleo, o bacon doura na própria gordura. Transfira os cubos de bacon dourado para um prato forrado com papel-toalha e deixe esfriar antes de armazenar ou servir — isso garante que eles fiquem sequinhos e crocantes.
Fonte: Panelinha
0 Comentários