Gastronomia

Salada homus

Ingredientes

2 caixas de grão-de-bico cozido (ou 3 xícaras (chá) de grão-de-bico cozido)

1 cebola roxa

1 dente de alho pequeno descascado

caldo de ½ limão

2 colheres (sopa) de tahine (pasta de gergelim)

2 colheres (sopa) de água filtrada

azeite a gosto

sal e pimenta-do-reino moída na hora

torradinhas de pão sírio para servir

folhas de salsinha a gosto para servir

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média).

Descasque e corte a cebola ao meio. Corte cada metade em 3 gomos, passando a faca pela raiz — assim as camadas permanecem unidas ao assar.

Transfira os gomos de cebola para assadeira, regue com 1 colher (chá) de azeite e tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Leve ao forno para assar por 20 minutos. Na metade do tempo, vire os gomos de cebola para dourar por igual. Enquanto isso, prepare o molho.

No pilão, bata o dente de alho com ½ colher (chá) de sal até formar uma pastinha. Junte o tahine, o caldo de limão, 6 colheres (sopa) de azeite e misture bem. Acrescente a água aos poucos, até ficar na consistência desejada (mais fluido ou encorpado). Transfira para uma molheira e reserve.

Numa peneira, escorra o grão-de-bico e transfira para uma tigela (você pode utilizar a água para preparar um merengue vegano). Regue com o molho, temperer com sal e pimenta-do-reino a gosto e misture delicadamente.

Coloque o grão temperado numa travessa e disponha cebolas assadas. Sirva com torradas de pão sírio quebradas e folhas de salsinha.

Fonte: Panelinha

 - Panelinha/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário