Gastronomia

Nhoque de abóbora com molho de laranja

Ingredientes

500 g de abóbora japonesa descascada e cortada (cerca de ¼ de abóbora grande)

1 batata grande (cerca de 200 g)

½ xícara (chá) de farinha de trigo

½ colher (sopa) de azeite

1 colher (chá) de sal

pimenta-do-reino moída na hora

noz-moscada ralada na hora a gosto

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).

Caso tenha comprado a abóbora com casca, descarte as sementes e corte a abóbora em fatias de cerca de 3 cm. Corte cada fatia em pedaços médios e descasque os pedaços. 

Transfira a abóbora para uma assadeira média, regue com o azeite, misture e distribua os pedaços para não acumular líquido ao assar.

Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos até a abóbora ficar bem macia – teste o ponto espetando com um garfo. Atenção: não precisa virar os pedaços, a crostinha dourada que forma dá mais sabor ao nhoque. 

Enquanto isso, descasque e corte a batata em 4 pedaços. Transfira para uma panela pequena, cubra com água e leve ao fogo alto. Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos até ficar macia – espete com um garfo para verificar o ponto.

Escorra bem a água da batata. Sobre uma tigela grande, passe os pedaços ainda quentes pelo espremedor.

Retire a abóbora do forno e passe os pedaços também pelo espremedor. Tempere com o sal, pimenta e noz-moscada e misture bem com uma espátula. Deixe o purê amornar antes de preparar a massa do nhoque – se estiver muito quente, vai absorver mais farinha e o nhoque vai ficar pesado.

Na bancada limpa, coloque ½ xícara (chá) de farinha e, sobre ela, o purê de batata com abóbora. Com as mãos, vá misturando delicadamente para incorporar a farinha, sem sovar. Use a palma da mão para apertar a massa sobre ela mesma, virando sobre a farinha, apenas até conseguir formar uma bola. Atenção: essa massa é úmida. Quanto mais você mexer, mais farinha vai precisar e o nhoque vai ficar pesado. 

Para modelar os nhoques: polvilhe um pouco de farinha de trigo numa assadeira grande e na bancada. Com uma espátula de padeiro (ou faca), corte uma porção da massa e enrole sobre a farinha, formando um cilindro de 2 cm de diâmetro. Com a espátula, corte o rolo em pedaços de 2 cm para formar os nhoques. Transfira os nhoques para a assadeira enfarinhada e repita com o restante, sempre polvilhando a bancada com um pouco de farinha. 

Leve uma panela grande com cerca de 3 litros de água ao fogo alto. Unte uma assadeira grande (ou refratário) com óleo. Assim que a água ferver, adicione 1 ½ colher (sopa) de sal. 

Com uma escumadeira, mergulhe cerca de 20 nhoques por vez na água fervente e deixe cozinhar até subirem à superfície. Com a escumadeira, retire os nhoques cozidos, deixando escorrer bem a água, e transfira para a assadeira untada com óleo. Repita com todos os nhoques. 

 

 - Panelinha/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário