Gastronomia

Geleia de cebola com vinho tinto

Ingredientes

4 cebolas (cerca de 500 g)

¾ de xícara (chá) de açúcar

⅓ de xícara (chá) de vinho tinto

½ xícara (chá) de vinagre de vinho tinto

2 colheres (sopa) de azeite

3 ramos de tomilho

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de fazer

Descasque e corte as cebolas em meias-luas de 0,5 cm.

Leve uma panela média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, adicione as cebolas e tempere com uma pitada de sal. Cozinhe por 10 minutos, mexendo de vez em quando, até começar a ficar dourada e bem macia. 

Regue com o vinho e raspe bem o fundo da panela com uma espátula para dissolver os queimadinhos e dar sabor ao preparo. Acrescente o açúcar, o vinagre e o tomilho. Tempere com ½ colher (chá) de sal, pimenta a gosto e misture bem. 

Mantenha a panela em fogo médio até ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 25 minutos, mexendo de vez em quando até as cebolas ficarem bem macias e formar uma calda rala e brilhante. Atenção: a geleia deve sair da panela ainda com líquido, pois só adquire a consistência e o sabor apurados após o descanso na geladeira.

Transfira a geleia para um pote de vidro esterilizado, com fechamento hermético. Deixe amornar em temperatura ambiente antes de fechar e leve para a geladeira para descansar por, no mínimo, 1 hora. Sirva a geleia fria como acompanhamento de queijos, grelhados e tortas. 

Como armazenar

A geleia pode ser armazenada num pote bem fechado na geladeira por até 15 dias.

Sugestão: Panelinha

 - Panelinha/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário