Gastronomia

Estrogonofe de carne

Ingredientes

1,5 kg de miolo de alcatra em bifes

500 g de cogumelos-de-paris

2 cebolas

3 dentes de alho

3 xícaras (chá) de creme de leite fresco (cerca de 750 ml)

3 colheres (sopa) de extrato de tomate

3 colheres (sopa) de ketchup caseiro

3 colheres (sopa) de molho inglês

3 colheres (sopa) de conhaque

4 colheres (sopa) de azeite

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

 

Modo de preparo

Corte os bifes em tiras (de 5 cm x 2 cm), transfira para uma tigela e mantenha em temperatura ambiente – a carne não pode estar gelada na hora de dourar. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes. 

Numa tábua, corte os cogumelos-de-paris em 3 fatias e reserve (se preferir, você pode usar champignon em conserva, mas o resultado não será o mesmo). Descasque e pique fino a cebola e o alho. 

Leve ao fogo médio uma panela média. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite e doure as tiras de carne aos poucos – se colocar todas ao mesmo tempo, elas vão soltar o próprio líquido e cozinhar no vapor, em vez de dourar. Vire com a pinça para dourar por igual. 

Transfira as tiras douradas para uma tigela. Doure o restante, sempre regando a panela com um pouco de azeite antes de cada leva. 

Diminua o fogo da panela para baixo e regue com mais 1 colher (sopa) de azeite. Adicione a cebola e refogue até murchar por cerca de 3 minutos, raspando bem o fundo da panela – os queimadinhos da carne vão dar sabor ao preparo. Junte o alho e mexa por apenas 1 minuto para perfumar. 

Acrescente o extrato de tomate, o ketchup e mexa bem. Volte a carne dourada à panela, adicione o molho inglês e o conhaque. Junte os cogumelos e misture delicadamente. 

Regue com o creme de leite, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Misture bem e deixe cozinhar em fogo médio. Depois que começar a ferver, deixe cozinhar por mais 15 minutos, mexendo de vez em quando, até o molho engrossar. Desligue o fogo e sirva a seguir.

 

Fonte: Panelinha

 - Panelinha/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário