Gastronomia

Cuscuz de tapioca com coco

Ingredientes

2 xícaras (chá) de tapioca granulada (tapioca para bolo)

1 ¼ xícara (chá) de açúcar

1 ⅔ xícara (chá) de leite de coco (400 ml)

1 litro de leite

1 pitada de sal

⅔ de xícara (chá) de leite condensado

¾ de xícara (chá) de coco fresco ralado

leite condensado a gosto para servir (opcional)

Modo de preparo

Numa panela média coloque o leite, o leite de coco, o açúcar e o sal. Misture delicadamente com uma espátula para dissolver o açúcar e leve ao fogo alto. Deixe cozinhar até começar a ferver – mexa de vez em quando para evitar que o açúcar se concentre no fundo da panela e que forme nata.

Numa tigela grande, coloque a tapioca e regue com o líquido fervente, todo de uma vez. Misture delicadamente com a espátula para desmanchar eventuais grumos e a tapioca hidratar de maneira uniforme – no começo pode parecer muito líquido, mas é assim mesmo, a tapioca vai hidratando ao longo do tempo.

Deixe a tapioca descansar por 30 minutos em temperatura ambiente, mexendo a cada 10 minutos, até formar uma massa densa e cremosa. A tapioca vai absorver o líquido, se transformando numa massa mais consistente e bem úmida.

Passados 30 minutos, transfira a massa de tapioca para uma assadeira de 22 cm X 32 cm, cubra com filme – para não ressecar e nem pegar cheiro – e leve à geladeira para esfriar e firmar por pelo menos 3 horas.

Assim que o cuscuz estiver firme, regue com o leite condensado e volte para a geladeira por mais 2 horas – esse descanso é essencial para formar uma caldinha e o cuscuz ficar ainda mais úmido. Se preferir, prepare a sobremesa no dia anterior.

Na hora de servir, cubra com coco fresco ralado e corte as fatias. Se gostar de um cuscuz mais doce, sirva com leite condensado para regar no prato.

Como armazenar

O cuscuz de tapioca dura até cinco dias na geladeira. Lembre de manter bem vedado com o filme, para não pegar cheiro.

 

 - Panelinha/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário