Gastronomia

Calzone de queijo com tomate

Ingredientes

3 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 ½ colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo (5 g)

1 colher (chá) de sal

1 ¼ de xícara (chá) de água filtrada

2 colheres (sopa) de azeite

azeite para untar a tigela

 

Modo de preparo

Numa tigela grande misture a farinha com o sal – ela deve ter espaço suficiente para a massa crescer bastante na hora de fermentar. 

Na tigela da batedeira misture o fermento com a água até dissolver. Encaixe a tigela na batedeira e, usando o gancho, acrescente a farinha aos poucos, batendo em velocidade baixa até que a farinha absorva toda a água. 

Junte o azeite e bata em velocidade média para sovar por cerca de 6 minutos, ou até a massa ficar bem lisa e elástica —  ela vai descolar da lateral da tigela e formar uma bola no gancho da batedeira. 

Unte a tigela grande (onde estava a farinha) com azeite. Com uma espátula de silicone transfira a massa para a tigela untada, cubra com um pano e deixe descansar por cerca de 1 hora, até crescer e dobrar de volume. Enquanto isso, prepare o recheio.

 

Para o recheio e montagem

Ingredientes

5 tomates

4 ½ xícaras (chá) de muçarela ralada grosso (500 g)

1 colher (sopa) de orégano

1 colher (sopa) de azeite

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

¼ de xícara (chá) de molho de tomate para pizza (ou passata) para pincelar a massa

¼ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino para polvilhar a massa

farinha de trigo para polvilhar a bancada

 

Modo de preparo

Lave, seque e corte os tomates em quartos, no sentido do comprimento. Descarte as sementes e corte cada quarto em duas tiras. Fatie as tiras, na diagonal, em pedaços de 1,5 cm.

Transfira os tomates cortados para uma tigela, tempere com o azeite, sal e pimenta a gosto — atenção, prove a muçarela antes de temperar o tomate com sal pois alguns queijos são mais salgados que outros. Junte a muçarela ralada, o orégano e misture bem.

Quando faltar 20 minutos para completar o tempo de crescimento da massa, preaqueça o forno a 240 ºC (temperatura alta). Separe uma tigelinha com água — ela será utilizada na hora de fechar os calzones.

Polvilhe a bancada com farinha de trigo. Transfira a massa de calzone para a bancada e, com as mãos, modele delicadamente num rolo. Com uma espátula de padeiro (ou faca), corte a massa em 8 porções e modele cada uma numa bolinha. 

Numa travessa (ou assadeira) reserve 4 porções de massa, cubra com o pano de prato e leve à geladeira — assim, se estiver muito calor, a massa não fermenta excessivamente enquanto a primeira leva de calzones é montada. 

Com o rolo de macarrão, abra uma porção da massa formando um disco de cerca de 20 cm de diâmetro — lembre-se de sempre polvilhar a bancada com farinha para a massa não grudar. 

Coloque cerca de ⅔ de xícara (chá) de recheio numa das metades do disco. Com a ponta do dedo umedeça as bordas da massa — isso impede que os calzones abram na hora de assar. Dobre a massa ao meio, pressione delicadamente para retirar o ar e aperte bem as bordas para fechar. Com as pontas dos dedos, vá dobrando e pressionando as bordas para fechar o calzone e dar o acabamento típico da receita. Transfira para uma assadeira grande e repita com o restante da massa.

Pincele cada calzone com cerca de ½ colher (sopa) do molho de tomate e polvilhe com cerca de ½ colher (sopa) do queijo parmesão ralado. 

Leve ao forno para assar por cerca de 15 minutos até a massa inflar e dourar. Enquanto a primeira leva assa, monte a outra metade dos calzones. Retire do forno e sirva a seguir.

 

Pode congelar

Os calzones podem ser congelados já assados por até 3 meses, embalados individualmente em papel-alumínio. Para descongelar: leve direto do freezer ao forno preaquecido a 200 ºC por 15 minutos.


Como armazenar, congelar e descongelar a massa

Também dá para congelar a massa. Você pode embalar cada porção individualmente com filme e armazenar na geladeira por 3 dias ou no congelador por até 1 mês. Para descongelar, deixe em temperatura ambiente por cerca de 2 horas antes de usar; se estiver na geladeira, tire 30 minutos antes de usar.

 

Fonte: Panelinha

 - Panelinha/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário