Gastronomia

Batata rosti com queijo

Ingredientes

1 batata grande

¼ de xícara (chá) de queijo meia-cura ralado grosso

1 colher (sopa) de azeite

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

folhas de rúcula para servir

Modo de preparo

Lave, descasque e passe a batata pela parte grossa do ralador. Transfira para o centro de um pano de prato limpo, forme uma trouxinha e torça bem sobre a pia para extrair o excesso de água da batata. 

Transfira a batata para uma tigela e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. 

Leve uma frigideira antiaderente ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite e gire a frigideira para untar todo o fundo. Com a mão (ou uma pinça), disponha metade da batata ralada formando um disco de cerca de 12 cm, pressione com uma espátula para nivelar e formar uma camada uniforme. 

Polvilhe com o queijo ralado, deixando uma borda de cerca de 1 cm livre para evitar que vaze ao derreter. Cubra com o restante das batatas raladas e, com a espátula, pressione para nivelar e fechar as laterais. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 8 minutos – as batatas em contato com a frigideira ficam douradas e as bordas translúcidas, sinal de que estão cozidas. 

Regue a superfície da batata rosti com um fio de azeite. Com a espátula, vire a batata de uma só vez, como uma panqueca, para dourar o outro lado (se preferir, cubra a frigideira com um prato e vire de uma só vez; deslize a batata rosti de volta para a frigideira, deixando o lado dourado para cima). 

Volte a frigideira ao fogo baixo e deixe o outro lado cozinhar até dourar por mais 6 minutos. Transfira para um prato e sirva a seguir com folhas de rúcula e o molho de mostarda e mel.

Para o molho

Ingredientes

2 colheres (sopa) de mostarda de Dijon

1 colher (sopa) de mel

1 colher (sopa) de vinagre de vinho tinto

¼ de xícara (chá) ´de azeite

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

Num pote de vidro com tampa, junte a mostarda de Dijon, o mel, o vinagre de vinho tinto e o azeite. Tampe e chacoalhe bem até formar um molho liso. Prove — algumas mostardas são mais picantes e salgadas que outras — e então tempere com sal e pimenta-do-reino. Tampe novamente e agite apenas para misturar. 

Sugestão: Panelinha

 - Panelinha/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário