Caderno de Sábado

Vida dedicada aos livros

A florense Lourdes Curra, filha do ex-prefeito Heitor Curra, trabalha em uma pesquisa sobre a família Jaconi

Radicada em Caxias do Sul desde 1941, a florense Lourdes Curra tem 16 livros publicados. Aos 86 anos, ela ainda dedica-se à literatura: reuniu documentos para um novo projeto sobre os Jaconi – família de sua mãe. A professora e escritora é filha do ex-prefeito Heitor Curra (1899-1973) – que governou o município entre 1933 e 1941 – e Ignez Clementina Jaconi Curra. Entre as suas publicações está um livro sobre a trajetória do pai, Heitor Curra – Um Cidadão Florense, escrito em parceria com Evandro Luiz de Oliveira e lançado em 2006. 
Recentemente, ela realizou uma doação de aproximadamente quatro mil livros infantis e infantojuvenis para entidades como a Casa Anjos Voluntários e a Casa da Criança, ambas de Caxias do Sul. Segundo a escritora, é muito importante passar suas obras adiante. “Eu considero os meus livros bons, então faço questão que eles circulem. Eu sinto prazer em doar, inclusive para estimular a leitura entre as crianças, já que eles (os livros) passam mensagens boas”, declara. 
A escritora cursou magistério na Escola Duque de Caxias, formou-se técnica de supervisão escolar no Instituto de Educação General Flores da Cunha, em Porto Alegre, e graduou-se em Pedagogia na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Embora sua carreira como escritora tenha mais de 30 anos, o primeiro livro foi escrito ainda na adolescência. “Quando eu estava no magistério, com mais ou menos 16 anos, a professora pediu para a gente fazer um livro infantil e eu escrevi A Princesinha Marta, que foi publicado um tempo depois, e ainda tenho o original”, conta. A literatura infantil sempre acompanhou Lourdes: das 16 obras, 11 são voltadas para este público. O título A Saga do Guerreiro Xavante Orestes Serinhonsa Aedzane, lançado em 2018, é a última publicação da florense, que foi madrinha da 37ª Feira do Livro de Flores da Cunha em 2014. 

Doação de acervo

No ano passado, Lourdes doou o acervo do pai, Heitor Curra, para a Biblioteca Central da Universidade de Caxias do Sul. Livros, coleções, almanaques, entre outras publicações integravam a biblioteca do ex-prefeito florense. Anteriormente, a escritora realizou a doação de fotografias e documentos pessoais de Heitor Curra ao Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, de Caxias do Sul. 
 

Lourdes Curra realiza doações de livros para entidades.  - Arquivo OF
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário