Caderno de Sábado

Unidos pela poesia

O casal Neires e Jayme Paviani lançam ‘Poemas Breves’ e ‘Cantos em Branco’

São muitas as coincidências que unem o casal Neires Maria e Jayme Paviani. Ambos são professores, doutores em suas áreas de estudo e atuação, naturais de Flores da Cunha – ela nasceu em Nova Roma e ele em Nova Pádua quando ainda era distrito – estão aposentados, publicaram dezenas de livros, vivem pela família, adoram os netos e, agora, lançam juntos seus livros de poesia. Casados há 52 anos, pode-se dizer que além da poesia, a literatura, as ciências, a educação e a filosofia fazem parte do cotidiano deste casal.
O livro ‘Poemas Breves’, de Neires Maria Soldatelli Paviani, reúne poemas curtos, muitas vezes ilustrados com desenhos da autora, assim como a imagem que ilustra a capa. A obra é uma homenagem que a família faz à autora, recolhendo das gavetas os originais. Na apresentação do livro, Jayme explica que Neires está “sempre preocupada com os outros, não cuidando das próprias coisas”, por isso a família organizou este livro como surpresa para a autora. “Ela traduz as emoções do momento, registra seus pensamentos. Alguns repetem coisas simples dos dias, às vezes alegres, outras vezes, tristes. Outros são achados poéticos”, reforça a apresentação da obra.
Já ‘Cantos em Branco’, de Jayme Paviani, reúne 65 sonetos. É o nono livro de poemas do autor. Um soneto, por definição, é uma composição poética em 14 versos, com número de sílabas variáveis, onde conteúdo e forma devem buscar o equilíbrio. Neste livro, Paviani reflete sobre diversos temas da vida e a passagem do tempo. Também registra, de forma poética, fatos de sua memória, lugares em que esteve, descreve elementos da natureza e presta homenagens a diversos poetas, artistas e escritores, clássicos ou contemporâneos. “A poesia apreciada por alguns poucos está presente de muitas maneiras na prosa de alguns escritores, nas frases soltas, nas canções, nos desenhos, nos versos solitários dos iniciantes”, declara. E complementa dizendo que “poetas são aqueles que sabem prender a poesia no poema, domá-la como se fosse um animal selvagem”, finaliza.
Os livros ‘Poemas Breves’ e ‘Cantos em Branco’ já estão disponíveis na livraria Almanaque Cultura (Av. 25 de Julho, 1670), em Flores da Cunha, e também na livraria Do Arco da Velha (Rua Dr. Montaury, 1570), em Caxias do Sul. 

Sobre os autores
Neires Maria Soldatelli Paviani atuou como professora da Universidade de Caxias do Sul por mais de 40 anos na área de Linguística com ênfase em Sociolinguística e Língua Portuguesa. Ela já publicou os livros: ‘O pronome ético: uma característica dialetal’ (2004); ‘Linguagens e práticas culturais’ (2006); ‘Linguagem e educação’ (2008); ‘Linguagem e suas implicações metodológicas’ (2008); e, em coautoria, ‘Língua, cultura e valores’ (2003); ‘Dicionário de italianismos’ (2006); ‘Práticas de linguagem: gêneros discursivos e interação’ (2009); ‘Gêneros de texto: subsídios para o ensino em diferentes disciplinas’ (2012) e ‘Estudos da linguagem na educação’ (2012). 
Jayme Paviani é professor, filósofo, poeta, escritor e crítico de arte. Publicou três dezenas de obras filosóficas sobre Platão, Epistemologia e Ética. Também publicou artigos, ensaios e crônicas em diversos jornais, dentre eles o Correio do Povo e Pioneiro, muitos depois reunidos em livro. Sua produção soma hoje mais de 40 livros publicados. Mesmo tendo completado 80 anos no mês que passou, ele continua a lecionar em cursos de pós-graduação e a escrever, talvez sua atividade predileta.

A palmeira na frente de casa
Guarda o destino da estrada
Balança as folhas ao vento
Sorri diariamente de alegria.

A palmeira na casa da infância 
E no prédio do apartamento
Está presente como um filho.
Alimenta-se do meu olhar.

A palmeira ao sol e à chuva
Desperta todas as manhãs
Para envelhecer comigo.

A palmeira de folhas forte
Ri, chora e bate palmas
Como uma velha amiga. 

Jaime Paviani

Companhia

O vinho abre as portas
Dos sossegos, das energias
Dos gestos, dos risos
Para estar comigo. 

Neires Maria Soldatelli Paviani

 - Martina Paviani Lopes/ Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário