Caderno de Sábado

Odisseia do Conhecimento com sede própria

Associação inaugura neste sábado, dia 30, espaço junto ao Estádio Homero Soldatelli. Comunidade pode participar com doações de livros

Uma associação assistencial que leva aos jovens a literatura e os conhecimentos básicos. Fundada em junho de 2018, mas atuante em Flores desde 2015, a Odisseia do Conhecimento abre as portas de sua sede própria neste sábado, dia 30, às 9h, na Rua Andrade Neves, junto ao Estádio Municipal Homero Soldatelli. 

A entidade, que possui estantes de livros em 15 escolas do município e uma em Nova Pádua, conta atualmente com mais de três mil títulos de diversas áreas e para inúmeras faixas etárias. Com a nova sede, o intuito é organizar o estoque dos livros, que estavam em caixas, e ter um controle maior do acervo existente. “Estamos trabalhando em cima de um sistema para que possamos ver quais livros temos, em que escolas eles estão e se está reservado ou não”, explica o presidente da entidade, Maico Vinícius Ferraz de Lima. 

Com a nova sede, também serão realizados novos projetos. “Nosso objetivo é promover o conhecimento nas mais diversas formas. Por isso nossa ideia é realizar palestras, workshop e oficinas para os alunos”, explica o vice-presidente Jonatas Negri da Costa.

O local da sede é uma concessão não onerosa realizada pela prefeitura municipal. Conforme a diretoria, toda a sede foi montada com a ajuda de 40 patrocinadores que realizaram desde a pintura, confecção das estantes e doação de mesas e cadeiras. 

Neste ano, a entidade também foi contemplada com o Fundo Social do Sicredi. O valor recebido foi revertido em livros para o público infantil e infantojuvenil. “Percebemos que as obras que mais saem são para este público, do 3º ao 7º ano, por isso investimos”, explica o presidente. 

Como a equipe de voluntários atualmente está pequena para a expansão do projeto – são 16 voluntários –, a diretoria convida a comunidade para ajudar. Quem quiser se voluntariar pode entrar em contato pelos telefones (54) 9.9605.5810 (Maico) ou (54) 9.9961.5464 (Jonatas). “Ideias temos, mas precisamos do suporte das pessoas. Por isso, a sede ainda não ficará aberta. Somente mediante agendamentos ou eventos”, enfatizam. 

Para quem deseja doar livros, neste sábado, das 9h às 12h, a equipe Odisseia estará na sede, realizando a coleta de obras. Outros pontos que aceitam as doações são: Escritório JFM, College English School, Master Escola de Música, Anima Sana Estúdio de Yoga e nas escolas que possuem os estantes da Odisseia.

O presidente da entidade, Maico Vinícius Ferraz de Lima, e o vice-presidente, Jonatas Negri da Costa.  - Gabriela Fiorio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário