Caderno de Sábado

O cinema em evidência

Oficina de audiovisual será ministrada no Casarão dos Veronese. Inscrições podem ser realizadas até sexta-feira, dia 4 de outubro

Gosta de cinema? Quer aprender quais são as etapas de uma produção cinematográfica? Estão abertas as inscrições para a oficina ‘Cine Clube’, promovida por meio do projeto ‘Casarão dos Veronese – o patrimônio em diálogo com as artes’. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até a próxima sexta-feira, dia 4 de outubro, através de link no site da prefeitura (floresdacunha.rs.gov.br) – o candidato deve ter idade mínima de 16 anos. Estão sendo disponibilizadas 30 vagas e os participantes serão selecionados por ordem de inscrição. As aulas ocorrem aos sábados, nos meses de outubro e novembro, no Casarão dos Veronese, em Otávio Rocha.

Durante a oficina serão realizadas aulas teóricas e práticas de audiovisual – desde roteiro, produção, decupagem, direção, som e exibição. Os participantes irão desenvolver projetos artísticos e compor uma equipe para a realização de um curta-metragem experimental. A atividade será ministrada pelo diretor, roteirista e produtor audiovisual, Juliano Carpeggiani, sócio-fundador da Cosmonauta Filmes e que esteve à frente da gestão de instalação do Núcleo de Produção Audiovisual de Flores da Cunha (NPAV). “O conhecimento dos processos de uma realização profissional é importante para conscientizar a responsabilidade de cada criador de conteúdo com a mensagem que está sendo divulgada. Com a facilidade da gravação e veiculação através dos smartphones, o meio de produção e visibilidade se tornou universalmente acessível”, explica Carpeggiani.

Segundo ele, a oficina utilizará a metodologia do Cinemeando, um projeto de produção audiovisual realizado em Porto Alegre e que resultou no curta-metragem experimental de ficção ‘Apartamento 625’, produzido por Carpeggiani.

Para essa oficina, os 30 participantes serão divididos em duas equipes e cada uma realizará um curta-metragem. “O curta poderá ser documental ou de ficção. Nos dois casos, os temas deverão dizer respeito à memória histórica e cultural do município e ter pelo menos 70% de gravação no Casarão Veronese”, explica o diretor. Mais informações pelo telefone (54) 3279 1092.

 

Cena do curta-metragem ‘Apartamento 625’ realizado pela turma da oficina Cinemeando.  - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário