Caderno de Sábado

Museu de Território inaugura em Caxias do Sul

Projeto que tem como objetivo valorizar e preservar o patrimônio cultural de Galópolis será entregue à comunidade neste sábado

Será inaugurado neste sábado, dia 17, o Museu de Território: O Caminho da História, na localidade de Galópolis, em Caxias do Sul. O evento inicia às 10h30min, na Igreja Nossa Senhora do Rosário de Pompéia (Rua Antônio Chaves, 102).
O projeto é o primeiro no Rio Grande do Sul com essa concepção: um museu a céu aberto que compõe-se de 15 pontos do patrimônio cultural material e imaterial existentes em Galópolis. O objetivo é valorizar os bens culturais tangíveis e intangíveis da região, promovendo a sua preservação e o envolvimento e apropriação por parte da comunidade. O projeto é fruto de um extenso trabalho de pesquisa e resgate de fotos e informações históricas que tem curadoria da pesquisadora e museóloga Tânia Maria Zardo Tonet.
A intenção de Tânia ao conceber o projeto foi trazer uma forma diferente e envolvente de transmitir esse resgate histórico, onde o foco não são objetos históricos e sim o território em si e toda a sua riqueza cultural. O conceito de museu de território, ainda pouco explorado na museologia no Brasil, tem como essência musealizar o território e territorializar o museu.

Os 15 pontos de patrimônio cultural do Museu de Território: O Caminho da História

Casas do Instituto Hercules Galló
Igreja Nossa Senhora do Rosário de Pompéia
Cascata Véu de Noiva
Vila Operária
Escola Ismael Chaves Barcelos
Prédio do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem
Lanifício Cootegal
Círculo Operário
Cinema
Praça Duque de Caxias
Casa Straghioto
Árvore das Garças
Arroio Pinhal
Armazém Basso
Prédio Cooperativa de Consumo
 

Casa do Instituto Hercules Galló. - Instituto Hercules Galló/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário